NESCON MEDICINA UFMG Homepage NESCON

2018

    SILVA, Rodolfo Lacerda de Paula . Abordagem ao paciente com dor crônica: grupo multiprofissional de dor crônica como alternativa ao tratamento medicamentoso no programa Saúde da Família Abdalla Felício no município de Ponte Nova - Minas Gerais. 24f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2018.
    SHUFFNER, Liv Perrout Suhet Silva . Abordagem da dor crônica em idosos: uma proposta para Estratégia Saúde da Família. 23f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Ipatinga, 2018.
    LOY, Yojana Flores . Ações de educação em saúde que favoreçam a redução de parasitoses em crianças menores de quatro anos da comunidade Virgem dos Pobres. 38f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2018.
    PÉREZ, Katiuska Rodríguez . Acões voltadas para gestação na adolescência na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde Maria de Lurdes Borras, União dos Palmares, Alagoas. 32f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2018.
    BORGES, Aparecido Uenio Gonçalves . Acompanhamento e tratamento de pacientes tabagistas no município de Lagamar - Minas Gerais. 25f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Uberaba, 2018.
    REZENDE, Maria Bethânia Leite Moraes . Adesão ao tratamento da hipertensão arterial sistêmica entre idosos na equipe de Saúde da Família Campo Leopoldina, Unidade Básica de Saúde Oeste em Bicas - MG. 37f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Juiz de Fora, 2018.
    GALLARDO, Mabelyn Rodríguez . Adesão ao tratamento da hipertensão arterial sistêmica: uma proposta de intervenção. 28f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Araçuaí, 2018.
    CARBONELL, David Carrion . Adesão ao tratamento de hipertensão: proposta de intervenção na Estratégia Saúde da Família Nossa Senhora Aparecida, Passos, Minas Gerais. 33f. 2017. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Formiga, 2017.
    SOARES, Daniela Ferreira . Adesão ao tratamento e controle da diabetes mellitus na Estratégia Saúde da Família 26f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2018.
    RIVERO, Lizandra Lopez . Adesão ao tratamento medicamentos pelos hipertensos na Estratégia de Saúde da Familia Neolândia em Itapecerica - MG. 40f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família) Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Formiga, 2018.
    BADEL, Giorkis Pellicier . Alta prevalência de hipertensão arterial sistêmica sem controle: intervenção na Estratégia Saúde da Família Maria Sabina Freitas. 24f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Unaí, 2018.
    VAILLAN, Englis Danis Nunez . Alto índice de pacientes com hipertensão arterial sistêmica não controlada na população assistida pela equipe Sete da Unidade Básica de Saúde / Belo Oriente. 34f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Ipatinga, 2018.
    COELHO, Samuel Viana . Atividade física adequada para o controle e prevenção da hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus tipo 2 na população da ESF I do município Canaã - Minas Gerais. 33f. 2018. Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Canaã, 2018.
    ORAMAS, Mirenia Hernandez . Atividades educativas para o controle da hipertensão arterial na comunidade Júlia Kubitschek, Coronel Fabriciano - Minas Gerais. 36f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Ipatinga, 2018.
    RODRIGUEZ, Annie Suarez . Atividades educativas para o controle da hipertensão arterial na comunidade Nossa Senhora do Carmo em Coronel Fabriciano- Minas Gerais. 34f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Ipatinga, 2018.
    CLÁUDIO, Elder Miguel . Atuação da equipe multiprofissional na prevenção da síndrome metabólica. 27f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Bom Despacho, 2018.
    SILVA, Débora Martins da . Atualização do cadastramento das famílias na Estratégia Saúde da Família : elaboração de um plano de intervenção. 32f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Montes Claros, 2018.
    OLIVEIRA, Telson Ubirajara de Souza . Aumento de hipertensão arterial sistêmica na comunidade de saúde novo Santos Dumont, município de Lagoa Santa, Minas Gerais. 31f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Lagoa Santa, 2018.
    MONTOYA, Daniellys Silvia Camacho . Avaliação antropométrica de uma amostra de diabéticos em unidade básica de saúde Jóquei Clube 1 no município de Juiz de Fora. 31f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Juiz de Fora, 2018.
    SAMPAIO JÚNIOR, Alcebíades . Baixa adesão ao tratamento para hipertensos da Estratégia Saúde da Família Santa Paula, Governador Valadares, Minas Gerais: plano de intervenção. 40f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Ipatinga, 2018.
    BAEZ, Yadira Ferreira . Elevado número de pessoas com ansiedade e depressão na população assistida pela equipe Ana de Florêncio, Chapada do norte - Minas Gerais. 32f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Araçuaí, 2018.
    FITÓ, Denier Enrique Gómez . Estímulo à adesão de hábitos de vida saudável por idosos de uma comunidade do estado do Alagoas: uma estratégia de intervenção. 41f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2018.
    AVILA, Ruslan Paretas . Estratégia de intervenção educativa para elevar o nivel de conhecimento sobre hipertensão arterial sistêmica e prevenir as complicações dos usuários do Centro de Saúde Vale do Jatobá. 31f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2018.
    ACOSTA, Yhonder Lebrun . Estratégia de intervenção no controle da hipertensão arterial sistêmica na equipe de Saùde da Família Nova Esperança - Ipatinga. 37f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Ipatinga, 2018.
    RUIZ, Xiomara Dolores Sampedro . Estratégia educativa para controle da hipertensão arterial sistêmica em grupos da Unidade Saúde da Família Sotero Silveira de Souza, Raul Soares - MG. 32f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Ipatinga, 2018.
    CUNHA, Eduardo Mendes Ferreira da . Estratégia para redução do uso abusivo de benzodiazepínicos em uma unidade de saúde de Passos - Minas Gerais. 28f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Formiga, 2018.
    GARCIA, Jany Catriz Petiny . Estratégias de intervenção diante de riscos modificáveis em pacientes com diabetes mellitus na Unidade Básica de Saúde. 25f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2018.
    BATISTA, Rolando Duarte . Estratégias para aumentar a adesão do autocuidado aos portadores de diabetes mellitus no PSF Rosa Neves II, município Ribeirão das Neves, Minas Gerais. 31f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2018.
    RAMIREZ, Adrian Iribar . Estudo de intervencão sobre infeccões respiratórias em crianças menores de cinco anos na equipe de saúde as Planas, Joaquim Gomes, Alagoas. 33f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2018.
    TORRES, Yisel Balcindes . Fortalecimento de grupos educativos de diabéticos e hipertensos em Senador Modestino Gonçalves - Minas Gerais. 24f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Montes Claros, 2018.
    MATHESON, Mirtha Valera . Gravidez na adolescência: proposta de intervenção na Unidade Básica de Saúde Gabriel 04 em Penedo - Alagoas. 50f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2018.
    CACIQUE, Cristina Maria . Gravidez na adolescência: um projeto de intervenção na Estratégia de Saúde da Família Laticínios- Nanuque, MG. 28f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Teófilo Otoni, 2018.
    TENÓRIO, Marcelo Jorge Correia . Gravidez na adolescência: uma questão de prevenção da equipe de saúde da Unidade Básica de Saúde Antônio Garrote da Silva do Município de Estrela de Alagoas - Alagoas. 42f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2018.
    FERREIRA, Fernando César . Hipertensão arterial na atenção primária: projeto de intervenção educativa. 31f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Bom Sucesso, 2018.
    MATAMOROS, Elia Maria Floirian . Hipertensão arterial sistêmica em pacientes idosos: estratégias para melhorar a adesão terapêutica na comunidade assistida pela Equipe de Saúde Jaqueira - Além Paraíba/Minas Gerais. 32f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Além Paraíba, 2018.
    CANGUSSU, Alberto Costa Neves . Hipertensão arterial sistêmica na Estratégia Saúde da Família Sagrada Família: um projeto de intervenção. 29f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Montes Claros, 2018.
    DELGADO, Reinel Gonzalez . Hipertensão arterial: estratégias para a redução de fatores de risco na Comunidade Menezes, Município Ribeirão das Neves - Minas Gerais. 29f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2018.
    CASTELLANOS, Indalecio Ardines . Incidência das doenças parasitárias intestinais em crianças da Estratégia Saúde da Família Fazendinha, Alagoas. 29f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2018.
    ALMEIDA, Yainery Castro . Intervenção educativa com pacientes portadores de hipertensão arterial na estratégia de Saúde da Família Ermida 1, Divinopolis- Minas Gerais. 35f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Bom Despacho, 2018.
    PAULA, Neíla Rodrigues Vargas de . Intervenção educativa em hipertensão arterial e diabetes: equipe de Saúde da Família - Turmalina 2, do bairro Turmalina, de Governador Valadares - Minas Gerais. 42f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Governador Valadares, 2018.
    WONG, Dayami Ramirez . Intervenção educativa para a prevenção e controle do diabetes mellitus na Unidade Básica de Saúde São João do Oriente. 26f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Governador Valadares, 2018.
    AGUILAR, Dixana Martínez . Intervenção educativa para diminuir a incidência da gravidez na adolescência no território da Unidade Básica de Saúde Estreito, município de Água Branca - Alagoas. 28f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Água Branca, 2018.
    RONDA, Yanelis González . Intervenção educativa para o controle da infestação por shistossoma mansoni no bairro Brasília do município Piaçabuçu, estado de Alagoas. 31f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2018.
    REYES, Alicia Perez . Intervenção educativa para o controle da pressão arterial, da Unidade Básica de Saúde de Vila Celeste, município Ipatinga - Minas Gerais. 41f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Ipatinga, 2018.
    RAMIREZ, Leadner Pavel Boza . Intervenção educativa para pessoas com hipertensão arterial da comunidade Serra do Cavalo no município Água Branca - Alagoas. 32f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2018.
    NOGUEIRA, Sofia Ferreira e . Intervenção educativa para prevenção da gravidez não planejada e gravidez na adolescência na Unidade Básica de Saúde doutor Homero José dos Santos, no município de Bonfim, Minas Gerais. 33f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Bonfim, 2018.
    COSTA, Alexandre Ramos Moura . Intervenção educativa para prevenção da obesidade em adultos da Estratégia Saúde da Família Água Limpa, Raposos, Minas Gerais. 29f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Raposos, 2018.
    FLORES, Belkis Álvarez . Intervenção educativa sobre alimentação saudável na comunidade de Lagoa Seca, município de São Sebastião, Alagoas. 35f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2018.
    MADRIGAL, Seyendy Aguila . Intervenção educativa sobre elevada incidência de parasitismo intestinal. Equipe ll, Alto Boa Vista. Olho de Água do Casado/ Alagoas. 25f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2017.
    ROMERO, Alexandry Santoyo . Intervenção educativa sobre os fatores de risco da gravidez na adolescência na unidade de saúde Virgem dos Pobres, Maceió. 38f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2018.
    FELIPE, Darlis Martinez . Intervenção educativa sobre parasitose na comunidade de matadouro no município de Raposos - Minas Gerais. 33f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2018.
    SAMON, Yonaris Rodrigues . Intervenção em depressão para os usuários da Unidade Básica de Saúde Antônio Monteiro dos Reis, no município de Brasiléia - Acre. 32f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Rio Branco, 2018.
    FAVIER, Solangel Peró . Intervenção em hipertensão arterial no território de Tombadouro - Minas Gerais. 49f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Diamantina, 2017.
    GONZALEZ, Moises Rojas . Intervenção em pediatria preventiva na Unidade Básica de Saúde Vila Celeste DA em Ipatinga - Minas Gerais. 42f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Ipatinga, 2018.
    SILVA, Pierre Luis Duarte . Intervenção no uso contínuo de benzodiazepínicos pelos pacientes de 60 anos ou mais, no programa Saúde da Família Vale das Acácias, em Ribeirão das Neves - Minas Gerais. 33f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2018.
    MIRANDA, Larissa Amorim . Intervenção no uso indiscriminado de benzodiazepínicos pelos usuários da Estratégia da Saúde da Família Santa Lúcia do município Dois Riachos - Alagoas. 33f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2018.
    SILVEIRA, Marlos Gervásio . Intervenção para melhorar o tratamento da hipertensão arterial no município de Ituiutaba, Minas Gerais. 34f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Ituiutaba, 2018.
    RICARDO, Lisandra Santiesteban . Intervenção para melhoria da qualidade de vida dos usuários com hipertensão arterial na Estratégia de Saúde da Família Francisca Lima do município Feijó - AC. 35f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Rio Branco, 2018.
    PEREIRA, Caroline Teles de Andrades . Intervenção para reorganização do processo de trabalho na equipe de saúde da família confisco II em Contagem, Minas Gerais. 28f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2018.
    PONCE, Regla Hernandez . Intervenção sobre a atenção integral ao idoso na Unidade Básica de Saúde Dalmo Rocha Raposo em Igreja Nova - Alagoas. 38f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2018.
    AGUILAR, Yicel Ge . Intervenção sobre a hipertensão não controlada entre idosos na equipe Antônio Figueiredo número 3 em Jacaré dos Homens/Alagoas. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2017. 35f. 2017. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
    SUÀREZ, Ania Maribel Gòngora . Intervenção sobre a prevalência de doenças infecto-parasitárias no território da equipe Zita Godinho no município Santa Maria do Suaçui-MG. 36f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Teófilo Otoni, 2018.
    ENRIQUE, Francisco Gabriel Maroto . Intervenção sobre o diabetes mellitus na Unidade Básica de Saúde Progresso em Juiz de Fora - Minas Gerais. 36f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Juiz de Fora, 2018.
    SEGURA, Daily Margarita Martinez . Intervenção sobre os fatores de riscos cardiovasculares entre portadores de doenças crônicas não transmissíveis na equipe Samambaia, Juatuba / Minas Gerais. 34f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2018.
    LEYVA, Francisco Gomez . Intervenção sobre os fatores de riscos cardiovasculares na equipe de Saúde da Família São Sebastião da Vitória em São João Del Rei, Minas Gerais. 33f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2018.
    DIAS, Claiber Levindo Calili . Melhoria da adesão ao tratamento anti-hipertensivo dos pacientes atendidos pela equipe da Unidade de Saúde da Família Alexandre de Andrade, da cidade de Sobrália, Minas Gerais. 37f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Governador Valadares, 2018.
    SALAZAR, Barbara Yohana Zamora . Monitoramento da pressão arterial em Estratégia Saúde da Família: uma proposta de intervenção. 31f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Montes Claros, 2018.
    LIMA, Laís de Lisboa e . O aumento no número de casos de diarreia x a contaminação da água em Campo Alegre- Alagoas : uma proposta de intervenção. 26f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2018.
    DELGADO, Yanara Hernandez . O controle e o seguimento dos pacientes hipertensos na área de abrangência da Estratégia Saúde da Família Nelsina Guilhermina do município de Tabuleiro, Minas Gerais. 41f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Tabuleiro, 2018.
    LUCENA, Thatiane Silva de . Organização do atendimento da puericultura para crianças de 0 a 2 anos na Unidade Básica de Saúde Dr. José Ribeiro (III Centro) em Arapiraca- AL. 32f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Arapiraca, 2018.
    MELO, Marina Rocha de Albuquerque . Parasitoses intestinais em crianças: projeto de intervenção em uma Unidade Básica de Saúde no município Teotônio Vilela. 34f. 2017. Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2017.
    ARAGÃO, Camilla Martins Leite . Plano de ação para acompanhar pacientes portadores de hipertensão arterial sistêmica da unidade básica de saúde Pedro José dos Reis no município de Padre Carvalho em Minas Gerais. 42f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Montes Claros, 2018.
    VARGAS, Viviane Nassimbeni . Plano de ação para controle e aumento da adesão ao tratamento da hipertensão arterial sistêmica na equipe de Saúde da Família Alto São Jacinto, bairro Alto São Jacinto, Teófilo Otoni - MG. 32f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Teófilo Otoni, 2018.
    FERNANDES, Maria Beatriz Maia . Plano de ação para diminuição da ocorrência de litíase renal na área da equipe de Saúde da Família Luxemburgo, no município de Sete Lagoas - Minas Gerais. 37f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Sete Lagoas, 2018.
    FRÍAS, José Luis Rodríguez . Plano de acão para melhorar a atenção dos diabéticos ao tratamento no programa Saúde da Família Jardim América do município de Bom Despacho - Minas Gerais. 39f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Bom Despacho, 2018.
    LOPEZ, Ariannis Nieves . Plano de ação para modificar os hábitos nutricionais de pacientes com transtornos lipídicos da Unidade Básica de Saúde Marcelo Pontel Gomes em Belo Horizonte - Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdad 45f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).e de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2018.
    GARCIA, Daikon Torres . Plano de ação para o controle da hipertensão arterial sistêmica dos pacientes da Estratégia Saúde da Família "Curral Novo" no município de Antônio Carlos - MG. 25f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Juiz de Fora, 2018.
    SANCHEZ, Danais Cancio . Plano de ação para redução da obesidade em pacientes com doenças crônicas na Unidade Básica de Saúde "Gado Bravo" do município de São Sebastião em Alagoas. 43f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2018.
    RODRIGUEZ, Oscar Nunez . Plano de ação para reduzir a descompensação de hipertensos na Unidade Básica de Saúde Mantiqueira, município de Belo Horizonte, Minas Gerais. 30f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2018.
    TORRES, Keyla Matos . Plano de ação para reduzir a prevalência de hipercolesterolemia em pacientes do programa Hiperdia, da Unidade Básica de Saúde Vista Alegre do municipio de Igreja Nova - Alagoas. 26f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2018.
    MENDES, Daiana Maria Saturno . Plano de ação para reduzir o uso indiscriminado de psicotrópicos na Unidade Básica de Saúde "Rua Nova" do município de Teixeiras em Minas Gerais. 39f. 2018. Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Juiz de Fora, 2018.
    IGLESIAS, Dania Gonzalez . Plano de ação para reduzir os altos índices de hipertensão arterial sistêmica na área de abragência da equipe "Lapa Espírito Santo" no município de São Francisco em Minas Gerais. 43f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Montes Claros, 2018.
    DIAZ, Jose Ivan Hernandez . Plano de ação: medidas educativas para o controle da parasitose intestinal em Jardinopolis, 2017. 37f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Bom Despacho, 2018.
    LIRA, Ricardo Ferreira de . Plano de intervenção na prevenção das parasitoses intestinais em uma comunidade rural no município de Branquinha - Alagoas. 40f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2018.
    OLIVEIRA, Elenice Meire de . Plano de intervenção para a prevenção à saúde e controle da hipertensão no município de Divinópolis - Minas Gerais. 29f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Bom Despacho, 2018.
    LISBOA, Henrique Vaz de Azevedo . Plano de intervenção para a prevenção e controle da hipertensão arterial sistêmica na comunidade Luzia Augusta Silva, no município de Ouro Branco/Minas Gerais. 35f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2018.
    TUMBEIRO, Lazaro Borrego . Plano de intervenção para a prevenção e controle dos fatores de risco cardiovasculares na população de Carapina I, município Governador Valadares / MG. 40f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Governador Valadares, 2018.
    PEREZ, Ayalen Proenza . Plano de intervenção para a redução da incidência de parasitoses intestinais na área da abrangência do equipe de Saúde # 2 Heitor Moreira de Albuquerquer município Pão de Açúcar, Alagoas. . 33f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2018
    ABRAHANTES, William Luis Cruz . Plano de intervenção para controlar / diminuir a alta incidência de hipertensão arterial sistêmica na área de abrangência da equipe de Saúde da Família Delzo Pinheiro, no município de Serranópolis, Minas Gerais. 33f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Montes Claros, 2018.
    ANAZCO, Yuniesky Hernandez . Plano de intervenção para controle da cardiopatia isquêmica na população de Cacimbinhas - Alagoas. 22f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2018.
    RIVERA, Nitza Llorente . Plano de intervenção para controle da hipertensão arterial pela equipe de Saúde da Família Carlos Martins de Freitas, Ouro Verde de Minas - Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Teófilo Otoni, 2018. 53f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
    TORRES, Yoandris Suarez . Plano de intervenção para controle da hipertensão de usuários acompanhados pela equipe Verde da Unidade de Saúde da Família José Raimundo de Melo em Xapuri - Acre. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Xapuri, 2018. 25f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
    DAMASCENO, José Gilberto Lemos . Plano de intervenção para controle da sífilis pela equipe de Saúde da Família Escola na População de Passos, Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Formiga, 2018. 31f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
    SUÁREZ, María Del Carmen Morales . Plano de intervenção para controle do câncer de próstata pela equipe de Saúde da Família Santo Antônio, em Cambuí - Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Campos Gerais, 2018. 33f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
    MIRANDA, Liliane de Oliveira . Plano de intervenção para controle do diabetes mellitus 2 na população do bairro Vila Nova em Monte Carmelo, Minas Gerais. 25f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Uberaba, 2018.
    RODRÍGUEZ, Blanca Rosa Fernandéz . Plano de intervenção para diminuição do parasitismo intestinal na comunidade de Itapanhoacanga/Alvorada de Minas/Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2018. 25f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
    MARTINEZ, Aylen Espinosa . Plano de intervenção para diminuir a alta prevalência de hipercolesterolemia em pacientes atendidos pela equipe de Saúde Água Boa, no município de Santa Cruz de Salinas - Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Araçuaí, 2018. 34f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
    ARIAS, Onna Ivis Driggs . Plano de intervenção para diminuir as complicações da hipertensão arterial na população de São Joao Del Rei, Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2018. 29f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
    RODRIGUES, Matheus Bruno Cursino . Plano de intervenção para diminuir risco de doença cardiovascular na Estratégia Saúde da Família da Comunidade Bernardo Valadares, Sete Lagoas, Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2018. 33f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
    MARTINEZ, Maykel Velazco . Plano de intervenção para melhora da adesão ao tratamento da hipertensão arterial sistêmica dos pacientes adscritos a equipe 4 da Unidade Básica de Saúde São Judas Tadeu do município de Contagem - Minas Gerais. 33f. 2017. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2017.
    CASTILLO, Maidolys Silega . Plano de intervenção para melhorar o conhecimento sobre os fatores de risco cardiovascular e modificar o estilo de vida em pacientes com doenças crônicas não transmissiveis na populaçao da area de abrangência da equipe Beija Flor. Carmesia - Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Ipatinga, 2018. 26f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
    FERREIRA, Guylherme Henryque de Oliveira . Plano de intervenção para melhorar os serviços de atendimento aos portadores de depressão na Unidade Básica de Saúde de Matutina, Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Montes Claros, 2018. 34f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
    FERRER, Idalmis Oropesa . Plano de intervenção para motivar a adesão ao tratamento em hipertensos e diabéticos pela equipe de Saúde da Família Mocambeiro, Município de Matozinhos - Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2018. 28f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
    SANTOS, Rafael Sena dos . Plano de intervenção para o controle da hipertensão arterial sistêmica da população assistida pela equipe de Saúde da Família Canudos, Maria da Fé - MG. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Campos Gerais, 2018. 31f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
    CHACÓN, Yerannys Eduardo Almaguer . Plano de intervenção para redução de riscos cardiovasculares na população da Unidade Básica de Saúde José Mendes da Rocha no município de Icaraí de Minas - Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Montes Claros, 2018. 42f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
    SUAREZ, Maria Jannine Suarez . Plano de intervenção para reduzir a incidência das doenças sexualmente transmissíveis no município de Piranhas, Alagoas. 27f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2018.
    MIRANDA JÚNIOR, Guilherme Fernandes . Plano de intervenção para reduzir a incidência de diabetes mellitus na Unidade Básica de Saúde Canaã III, Uberlândia - Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Uberaba, 2018. 28f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
    PITANGUY, Augusto Fonseca . Plano de intervenção para reduzir incidência de depressão na Estratégia Saúde da Família rural, de Pompéu, Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Bom Despacho, 2018. 30f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
    AGUILERA, Reynaldo Hechavarria . Prevalência da diabetes mellitus na equipe Saúde da Família Fortaleza, Município Ribeirão das Neves/Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2018. 32f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
    QUEVEDO, Aline Fernandez . Prevalência de hipelipidemia em pacientes do programa Hiperdia: uma proposta de intervenção. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2018. 29f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
    TORRES, Thaisa Feliciano . Prevenção da gravidez na adolescência: um projeto de intervenção na Unidade Nair Góes Machado, Piaçabuçu- AL. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2018. 25f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
    GARCIA, Juan Carlos Martin . Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis na comunidade atendida pela equipe de Saúde da Família Ayrton Sena I, Unidade Básica de Saúde Maria Barroso da Silva, no município de Rio Branco - Acre. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Rio Branco, 2018. 51f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
    MARTINEZ, Ebert Eusebio Leon . Prevençao de fatores de risco da neoplasia de colo de útero em mulheres de 25 até 64 anos na unidade basica de saude da familia maria de fatima no municipio rio branco, estado acre. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2018. 48f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
    SERRANO, Mailen Londres . Prevenção de parasitose intestinal em crianças menores de cinco anos, Unidade de Saúde do Distrito de Areia Branca II, município de Santana do Ipanema - Alagoas. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2018. 40f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
    RODRIGUES, Viviane Felício da Cunha . Prevenção e controle do tabagismo no contexto da atenção primária à saúde: proposta de intervenção na Unidade Básica de Saúde do bairro Rasa, Ponte Nova - Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2018. 34f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
    GUIMARÃES, Rafael Greco . Problemas na atenção aos portadores de transtornos psiquiátricos, cadastrados na Estratégia Saúde da Família Paulo Gonçalves Lage, em Santo Antônio do Amparo - Minas Gerais: projeto de intervenção. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Formiga, 2018. 31f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
    REIS, Franklin Cristiano dos . Projeto de implementação do uso adequado da fitoterapia na Unidade de Saúde de Águas Férreas do Município de São Pedro Dos Ferros, Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Ipatinga, 2018. 34f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
    MATOS, Osmany Cadis . Projeto de intervenção para a redução do número de hipertensos na área de abrangência do programa Saúde da Família José Gomes Lisboa no municipio de Berilo - Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Araçuaí, 2018. 36f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
    RICARDO, Alethea de Melo Capelari . Projeto de intervenção de melhoria da assistência aos idosos da Unidade Saúde da Família Nossa Senhora das Graças, Sete Lagoas, Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Sete Lagoas, 2018. 32f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
    ROMAGOZA, Idalmis Marquetti . Projeto de intervenção educativa para prevenção da hipertensão arterial sistêmica e diminuição dos fatores de risco na USB Santa Rita, município de Sabinópolis - MG. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Ipatinga, 2018. 26f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
    RAMIREZ, Yaite Lopez . Projeto de intervenção em diabetes mellitus e suas complicações. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2018. 23f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
    SABUQUE, Yurileydis Zapata . Projeto de intervenção em pacientes diabéticos e suas complicações na área de abrangência da equipe de saúde da Zona Rural Varjão de Minas. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2018. 29f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
    HONORATO, Lynea Glasyele Cardoso . Projeto de intervenção no estilo de vida de pacientes diabéticos. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Uberaba, 2018. 31f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
    GUEVARA, Yanisbel Cunat Ladron de . Projeto de intervenção para a modificação de fatores de risco associados à hipertensão arterial na faixa etária de 45 - 64 anos, população no programa Saúde da Família Dely Figueredo do município Rubim - Minas Gerais: uma proposta educativa. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Araçuaí, 2018. 37f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
    LIMA, Ariannys Leonor Proenza . Projeto de intervenção para adesão ao aleitamento materno das crianças de zero a seis meses de idade filhos de mães adolescentes atendidas na equipe de Saúde da Família Cachoeira Velha, Canapi - Alagoas. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2018. 31f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família)
    PONCE, Diana Rosa Avalos . Projeto de intervenção para ampliação da adesão ao tratamento da hipertensão arterial no Programa Saúde da Família Santa Maria. 28f. 2018. Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Uberaba, 2018.
    BAREA, Yordania Leal . Projeto de intervenção para ampliar a adesão ao tratamento dos pacientes com dislipidemias do PSF Nossa Senhora Aparecida no município de Craíbas / Alagoas. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2018. 45f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
    GIL, Arianna Perez . Projeto de intervenção para aumentar a adesão de idosos, cadastrados na Unidade Básica de Saúde Serra Verde, ao tratamento do diabetes mellitus no município de Serra dos Aimorés, Minas Gerais. 41f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Teófilo Otoni, 2018.
    SILVA, Paula . Projeto de intervenção para aumentar adesão ao exame papanicolau na Estratégia de Saúde da Família do município de Conceição de Ipanema, Minas Gerais. 38f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Ipatinga, 2018.
    LAO, Danela Bravo. Projeto de intervenção para diminuir a alta incidência de consumo de álcool na Estratégia de Saúde da Família Noemia Wanderley, Cacimbinhas - Alagoas. 26f. 2017. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2017.
    DIAZ, Mayelin Fong . Projeto de intervenção para diminuir a alta incidência de obesidade em adultos na área de abrangência da equipe de saúde São João, Diamantina - Minas Gerais. 29f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Montes Claros.
    FREITAS, Luis Claúdio Mendes . Projeto de intervenção para diminuir a alta prevalência de hipertensão arterial sistêmica dos usuários atendidos pela ESF São Sebastião, no município de Porteirinha / Minas Gerais. 31f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Porteirinha, 2018.
    A Diabetes Mellitus é considerada um problema de saúde pública mundial, devido à grande quantidade de pacientes que morrem a cada dia por causa de suas complicações, quando não diagnosticada e não tratada adequadamente. Afeta a qualidade de vida das pessoas e pode provocar múltiplas incapacidades. O objetivo deste trabalho foi elaborar um projeto de intervenção para diminuir a ocorrência de complicações da Diabetes Mellitus nos usuários da Unidade Básica de Saúde Politécnica do município de Unaí, Minas Gerais. Para subsidiar a elaboração do projeto de intervenção foi realizada uma pesquisa bibliográfica nos bancos de dados da Biblioteca Virtual em Saúde para levantar as evidências já existentes sobre o tema deste estudo. A elaboração do projeto de intervenção seguiu-se os passos do Planejamento Estratégico Situacional. Foram definidas propostas ações destinadas a melhorar a qualidade de vida dos pacientes e junto a isso o conhecimento dos mesmos e sua família. Bem como ações de incentivo à prevenção de complicações propondo mudanças no estilo de vida para evitar a incidência de novos casos a partir de estratégias organizadas pela equipe de saúde e ainda a garantia do uso de medicamentos prescritos. Enfim, este projeto de intervenção tem por finalidade contribuir para a melhora da qualidade de vida das pessoas que tem diabetes e também orientar a comunidade para a prevenção de novos casos
    A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é a doença crônica não transmissível mais frequente no mundo, afetando as pessoas de todas as idades. A existência da hipertensão está associada a fatores de risco como tabagismo, consumo abusivo de álcool, excesso de peso, níveis elevados de colesterol, baixo consumo de frutas e verduras, uma alimentação inadequada e sedentarismo. Este estudo tem como objetivo elaborar um projeto de intervenção para diminuir a incidência de hipertensão descompensada em idosos atendidos pelo Programa Saúde da Família 3 do Centro de Saúde Vista Alegre/Belo Horizonte-Minas Gerais. Para o desenvolvimento do plano de intervenção, usamos o Método do Planejamento Estratégico Situacional .Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema, utilizando as seguintes bases de dados: PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde, com publicações nos idiomas português e espanhol. Os resultados deste estudo proporcionarâo à equipe de saúde um maior conhecimento sobre o idoso com HAS em nossa área de abragência, o que permitirá o desenvolvimento de ações de saúde visando melhorar a qualidade de vida dessa faixa etária
    A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é um problema grave da saúde pública no Brasil e no mundo. Ela é um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e doença renal. Conforme dados do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), no mês de dezembro de 2016, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) Vila Sudário do município Pai Pedro- Minas Gerais, tinha em sua área de abrangência 1314 pessoas assistidas e, de acordo com os dados estatísticos teria 169 hipertensos acompanhados. Este trabalho tem como objetivo propor um plano de intervenção para diminuir a incidência de hipertensos, no programa Saúde da Família Vila Sudário no Município Pai Pedro- Minas Gerais. Para o desenvolvimento desse projeto foi utilizado o método simplificado de Planejamento Estratégico Situacional (PES), realizada reunião com equipe e uma revisão de literatura sobre o tema. Consultamos artigos entre os anos 2000 e 2017 nas bases de dados Scientifc Eletronic Library on line (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos da América (MEDLINE), através dos descritores estratégia saúde da família, hipertensão e prevenção e controle. Conclui- se que com a identificação dos problemas e dos "nós críticos" foi possível criar um plano de ação, com o desenho das operações, identificação dos recursos críticos, análise da viabilidade do plano e elaboração do plano operativo, visando o enfrentamento do problema. Para reduzir o índice de agravamento do problema é necessário levar conhecimento aos pacientes e suas famílias. É necessário o envolvimento e empenho da equipe de saúde para incentivar à comunidade e a articulação de estratégias e de diferentes setores sociais, para a realização das ações conjuntas
    As parasitoses intestinais constituem um problema para a saúde pública no mundo atual. Em comunidades com situações econômicas desfavoráveis, pobreza, associada a escasso conhecimento sobre a doença, influem em sua alta prevalência. No território de abrangência da ESF Dr. Ismário Gomes Costa, do povoado Cooperativa I e II, município Penedo, Estado Alagoas, se identificaram vários fatores que contribuem a esta situação. Neste sentido este estudo objetivou elaborar um projeto de intervenção em educação em saúde com vistas a diminuir a prevalência de parasitoses intestinais na área de abrangência da UBS Dr. Ismário Gomes Costa. Para isto utilizou-se o método de Estimativa Rápida (ER) e do Planejamento Estratégico Situacional (PES) afim de contribuir com a mudança de estilos de vida e higiênicos e elevar o nível de informação da comunidade
    O Diabetes Mellitus do Tipo 2 é um dos principais problemas de saúde pública no mundo, principalmente nos países em desenvolvimento. Esta doença é uma síndrome de etiologia múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou incapacidade da insulina exercer adequadamente seus efeitos, caracteriza-se por hiperglicemia crônica, ocorrendo com maior frequência devido ao crescimento e envelhecimento populacional, obesidade, estresse, sedentarismo e tabagismo, e pode gerar complicações graves, levando a piora importante da qualidade de vida dos pacientes, inclusive o desempenho cognitivo dos pacientes em longo prazo. O principal problema de saúde em nossa área de abrangência da UBS Tereza Romana é o alto índice de Diabetes, sendo uma das principais consequências dos fatores de risco apresentados geralmente em nossa comunidade (sedentarismo, dieta rica em gorduras e doces, dislipidemias, etc.) e como consequência direita dela, as complicações próprias nos órgãos alvos (retinopatia, nefropatia, neuropatia diabéticas e pé diabéticos). Tendo como principal objetivo apresentar um projeto de intervenção para diminuir a incidência de diabetes mellitus, na comunidade atendida pela Equipe de Saúde de Tereza Romana, em União dos Palmares, Alagoas. O Método PES (Planejamento Estratégico Situacional) foi o escolhido para fazer o diagnóstico situacional por meio da Estimativa Rápida, utilizado para elaboração do diagnóstico situacional de saúde da comunidade. A fonte de coleta de dados baseou-se na revisão integrativa da literatura com leitura de artigos, sobre a diabetes mellitus, publicados em livros e revistas indexados na base de dados nacionais - IBGE- SCIELO; com os seguintes descritores: diabetes mellitus, fatores de risco, agravos do órgãos alvo, mudanças de estilo de vida, Continuidade da assistência ao paciente diabético. Depois de identificar-se os problemas, a equipe fez a discussão da lista de problemas levantados, e estabeleceu uma ordem de prioridade, para isso foi necessário considerar a importância do problema, sua urgência, inclusive a própria capacidade para enfrentá-los, eles são; o baixo nível de informação pela população sobe o que é a diabetes, suas causas, consequências e como evita-las; os hábitos e estilos de vida desfavoráveis; a desfavorável estrutura dos serviços de saúde; processo de trabalho da Equipe de Saúde da Família inadequado para enfrentar o problema. Os resultados esperados com este projeto são uma população mais informada sobre a diabetes, suas causas y suas complicações; diminuir os fatores de risco de diabetes na população e as complicações naqueles com diabetes já diagnosticada; garantia de medicamentos e exames previstos nos protocolos para os diabéticos; cobertura do 100% dos pacientes que apresentem risco de diabetes
    CASTILLO, Aynalem Yisel Gómez . Projeto de intervenção para diminuir os fatores de risco reprodutivo pré-concepcional e melhorar o planejamento familiar para as mulheres em idade fértil de 15 - 49 anos pertencentes à equipe de Saúde da Família Lanuza Abreu, no município de Olho D'água das Flores - Alagoas. 35f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2018.
    TEODORA, Roseli Cristiane . Projeto de intervenção para melhor adesão das mulheres ao exame citopatológico Papanicolau em Jaguaraçu - Minas Gerais. 24f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Ipatinga, 2018.
    GARCIA, Yenicel Avila . Projeto de intervenção para melhorar a adesão ao tratamento do diabetes mellitus dos pacientes adscritos à equipe de saúde de Amparo da Serra - Minas Gerais. 32f. 2018.Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Ipatinga, 2018.
    CARVAJAL, Yoania Lopez . Projeto de intervenção para melhorar o controle dos pacientes com hipertensão arterial sistêmica do programa da Saúde da Família São Sebastião, no município de Jequitaí, Minas Gerais. 34f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Montes Claros, 2018.
    REYES, Laura Bencomo . Projeto de intervenção para melhoria da qualidade de vida dos pacientes com hipertensão arterial sistêmica assistidos pela equipe de Saúde da Família Mandacaru, São João do Paraíso. 28f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Araçuaí, 2018.
    BELLO, Meivel Ortega . Projeto de intervenção para melhoria dos conhecimentos dos usuários com hipertensão arterial sistêmica e suas complicações na comunidade de Nova Holanda. 37f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Bom Despacho, 2018.
    GOMEZ, Yelina Gomez . Projeto de intervenção para o controle da hipertensão arterial sistêmica dos indivíduos da área de abrangência da ESF V Santana da Serra do município de Capitão Enéas - MG. 40f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Montes Claros, 2018.
    HECTOR, Yusi Sarracent . Projeto de intervenção para o uso indiscriminado de medicamentos no Programa Saúde da Família Epaminondas Otoni, Carlos Chagas, Minas Gerais. 40f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Teófilo Otoni, 2018.
    SANTOS, Flávya Letícia Teodoro . Projeto de intervenção para otimizar o atendimento dos usuários da Estratégia de Saúde da Família Tietê do município de Divinópolis, estado de Minas Gerais. 29f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Bom Despacho, 2018.
    FUENTES, Ricardo Suarez . Projeto de intervenção para redução da incidência de hipertensão arterial em pacientes atendidos na Unidade Básica de Saúde Bernarda do Município Rio Manso - Minas Gerais. 32f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2018.
    CASTILLO, Rennell Leon . Projeto de intervenção para redução do alcoolismo na população da Unidade Básica de Saúde Vila Nova Esperança equipe - 13, Distrito Vargem das Flores município Contagem - Minas Gerais. 37f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2018.
    ALOMARES, Linnet Maria Moreno . Projeto de intervenção para reduzir a incidência de hipertensão arterial na população adulta da área de abrangência da equipe Promoção, Prevenção e Saúde, Nova Porteirinha, Minas Gerais. 35f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Montes Claros, 2018.
    ÂNGULO, Merlys Del Rosario Toste . Projeto de intervenção para reduzir a incidência de hipertensão arterial sistêmica na área de abrangência da equipe Sede município Fervedouro. 33f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Ipatinga, 2018.
    COURA, André Oliveira . Projeto de intervenção que visa a implementação do uso de tecnologia digital dinâmica em consulta médica para melhoria do cuidado aos usuários da Unidade Básica de Saúde Bom Jesus I, do município de Viçosa, Minas Gerais. 33f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Juiz de Fora, 2018.
    JAQUES, Naline Silva . Projeto de intervenção que visa aumentar a adesão ao tratamento de pacientes hipertensos e diabéticos em uma Unidade Básica de Saúde de Belo Horizonte, Minas Gerais. 37f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2018.
    VIEIRA, Leandro Márcio . Projeto de intervenção que visa diminuir o uso inadequado de benzodiazepínicos na Estratégia Saúde da Família São Sebastião, em Iapu - Minas Gerais. 37f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Ipatinga, 2018.
    SOUZA, Washington Alves de . Projeto de intervenção sobre a importância da educação em saúde para prevenção da hipertensão arterial da Estratégia Saúde da Família Nossa Senhora de Fátima do município de Natalândia - Minas Gerais. 38f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Unaí, 2018.
    SANTOS, Mariana Novaes . Projeto de intervenção sobre o problema "gravidez na adolescência" através do planejamento estratégico situacional em comunidade adstrita a uma equipe de Saúde da Família. 33f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2018.
    VALDES, Henry Morales . Projeto de intervenção visando a redução de gravidez na adolescência. 30f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2018.
    SUÁREZ, Raudel Hernández . Projeto de intervenção: ações de prevenção para a redução da gravidez na adolescência dos usuários da Unidade Básica de Saúde Bom Sucesso na cidade de Arapiraca - Alagoas. 24f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2018.
    SOUSA, Bárbara Menezes . Projeto de intervenção: controle do diabetes mellitus tipo II na população da área de abrangência da equipe 11. 30f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2018.
    TAMAYO, Liudmila Sanchez . Projeto de intervenção: diminuição da incidência de gravidez na adolescência em uma Unidade Básica de Saúde de Monte Formoso - Minas Gerais. 41f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Teófilo Otoni, 2018.
    CARVALHO, Italo de Almeida . Projeto de intervenção: expressivo aumento de hipertensão arterial sistêmica na Estratégia de Saúde da Família Retiro em São Francisco - Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Montes Claros, 2017. 33f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
    JÚNIOR, Geraldo . Projeto de intervenção: oficinas terapêuticas para portadores de transtornos mentais na Estratégia Saúde da Família Parque São João, em Contagem, Minas Gerais. 36f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Contagem, 2018.
    MORACEN, Licet Martinez . Projeto de intervenção: prevenção da hipertensão arterial sistêmica em pacientes com fatores de risco na equipe Saúde da Família, Marliéria, Minas Gerais. 34f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Marliéria, 2018.
    RAMIREZ, Yordanis Blanco . Projeto intervenção com vistas a redução da incidência da gravidez na adolescência na população assistida pela Estratégia de Saúde da Família Santa Lucia, município de Dois Riachos, estado de Alagoas. 31f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2018.
    OLIVEIRA, Jeiel Campos de . Projeto intervenção para melhorar o tratamento e acompanhamento do transtorno da ansiedade generalizada em usuários da Unidade de Saúde Icaivera em Contagem - Minas Gerais. 32f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Contagem, 2018.
    OLIVEIRA, Teruã Borges de. Promoção da saúde em hipertensão arterial sistêmica na Atenção Básica. 24f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Uberaba, 2018.
    MEDINA, Bernardo La Rosa . Proposta de adesão ao tratamento da hipertensão arterial equipe de saúde nº 2 da unidade básica de saúde Perucaba em Igreja Nova / Alagoas. 34f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2018.
    CASTILLO, Eduardo Padron . Proposta de intervenção educativa para controle da hipertensão arterial e suas complicações nos usuários do distrito de Pedra Grande no município Almenara Minas Gerais. 31f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Araçuaí, 2018.
    RODRIGUEZ, Leonardo Serrano . Proposta de intervenção educativa para redução das parasitoses intestinais nos usuários residentes na área de abrangência da Estratégia de Saúde da Família VIII Nossa Senhora da Saúde do município Pão de Açúcar - Alagoas. 38f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2018.
    MENDOZA, Dignaisy Matos . Proposta de intervenção educativa para reduzir as complicações decorrentes de hipertensão arterial na Unidade Básica de Saúde José Luiz da Fonseca, no município de Moema / MG. 42f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Bom Despacho, 2018.
    PÉREZ, Sandra Amelia Guerra . Proposta de intervenção educativa sobre os principais fatores de riscos da hipertensão arterial na Unidade Básica de Saúde Antônio Domingos Rodrigues em Feijó / Acre. 33f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . RIo Branco, 2018.
    RAMÍREZ, Evelín Castillo . Proposta de intervenção educativa sobre tuberculose nos usuários residentes na área de abrangência da Estratégia de Saúde da Família João Antônio dos Santos do município Pão de Açúcar - Alagoas. 35f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2018.
    SANTOS, Luana Cristina dos . Proposta de intervenção na sistematização do atendimento de pré-natal na Unidade Básica de Saúde Córrego do Ouro II, Santos Dumont/Minas Gerais. 26f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Juiz de Fora, 2018.
    PÉREZ, Dayana López . Proposta de intervenção para atenuar os fatores de risco que influenciam o aumento da hipertensão arterial sistêmica e suas complicações. 28f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2018.
    NASSARALLA, João Cesar Lage . Proposta de intervenção para aumentar a aderência da população atendida pela Unidade de Atenção Básica à Saúde Boa Vista no município de Santos Dumont - Minas Gerais às campanhas de Prevenção e Imunização do Ministério da Saúde. 31f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Juiz de Fora, 2018.
    JIMENEZ, Olga Fouz . Proposta de intervenção para controle da hipertensão arterial na população assistida pela Estratégia Saúde da Família Santa Rita, Governador Valadares - Minas Gerais. 25f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Governador Valadares, 2018.
    AGUIRRE, Diana Isabel Garcia . Proposta de intervenção para diminuir a incidência da gravidez na adolescência na área de abrangência da equipe Saúde da Samília 3, em Formoso, Minas Gerais. 29f. 2017. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Unaí, 2017.
    MENDOZA, Frank Sánchez . Proposta de intervenção para diminuir a incidência da gravidez na adolescência na população da Estratégia Saúde da Família Fazenda Castro, no município de Ribeirão das Neves - Minas Gerais. 27f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Ribeirão das Neves, 2018.
    LEYVA, Yadira Vera . Proposta de intervenção para diminuir a incidência do infarto agudo do miocárdio no território da equipe de Saúde Cônego Luis Cirilo da Silva - Olivença - Alagoas. 53f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2018.
    AZAHARES, Lienzan Laurencio . Proposta de intervenção para diminuir incidência do dengue na área do bairro Altinópolis. 34f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Governador Valadares, 2018.
    VEJA, Yusimir Garcia . Proposta de intervenção para diminuir o índice de pacientes com hipertensão arterial sistêmica descontrolada na Estratégia Saúde da Família Nova JK1 do município de Governador Valadares - Minas Gerais. 38f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Governador Valadares, 2018.
    SOTO, Luis Enrique Cantero . Proposta de intervenção para estudo da hipertensão arterial sistêmica no território da equipe de Saúde da Família Amigos para Sempre - Plataforma II - do município de Pedra Azul - Minas Gerais. 33f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Araçuaí, 2018.
    CAMPOS, Lourenço Florisbelo Alves . Proposta de intervenção para melhor adesão aos tratamentos e condutas propostas pela equipe Saúde da Família Jaci em Candeias - Minas Gerais. 30f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Formiga, 2018.
    DINIZ, Alexsandra Coelho . Proposta de intervenção para melhor adesão dos hipertensos ao tratamento proposto pela Unidade Básica de Saúde Jardim Novo Boa Vista, Contagem, Minas Gerais. 33f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2018.
    RIBEIRO, Luciana de Fátima . Proposta de intervenção para melhor adesão dos pacientes obesos ao tratamento proposto pelo Programa de Saúde da Família Santo Antônio de Passos-MG. 41f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Formiga, 2018.
    RAMOS, Alexandre Antônio Caldeira . Proposta de intervenção para melhorar o atendimento de pessoas diabéticas atendidas na Unidade Básica de Saúde de Santana de Minas, São Francisco - Minas Gerais. 30f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Montes Claros, 2018.
    MONTEAGUDO, Anet Lichilin . Proposta de intervenção para melhorar o nível de conhecimento sobre hipertensão arterial sistêmica, dos usuários residentes no território da Unidade Básica de Saúde Bethania II - equipe Branca, no município de Ipatinga - Minas Gerais. 38f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Ipatinga, 2018.
    RODRIGUEZ, Omaida Castillo . Proposta de intervenção para melhorar os hábitos e estilos de vida sobre os fatores de risco para as doenças crônicas não transmissíveis na população da área de abrangência da equipe Laranja da UBS Santa Cruz - Coronel Fabriciano - Minas Gerais. 31f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Ipatinga, 2018.
    FLORES, Janet Hernandez . Proposta de intervenção para melhoria da qualidade de vida dos usuários hipertensos cadastrados na Unidade Básica de Saúde Vila Esperança, Santos Dumont, Minas Gerais. 2018. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Juiz de Fora, 2018.
    MADUREIRA, Mariana Mattar Sampaio . Proposta de intervenção para minimizar a insatisfação da população e dos profissionais de saúde da Unidade Básica de Saúde Santa Helena com relação à falta de estrutura física adequada da unidade, Contagem - Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2017. 32f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família)
    SOARES, Fernanda Vieira . Proposta de intervenção para o baixo controle da hipertensão na Unidade Básica de Saúde Timotinho em Timóteo /Minas Gerais. 34f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Ipatinga, 2018.
    LOBAINA, Enrique Noa . Proposta de intervenção para o controle dos riscos cardiovasculares modificáveis para os usuários do programa Saúde da Família Alvarenga do município de Corinto - Minas Gerais. 33f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2018.
    TORRES, Joel Roblejo . Proposta de intervenção para prevenção de gravidez na adolescência na área da Unidade Básica de Saúde Maria Amélia da Conceição em Ouro Branco - Alagoas. 43f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2018.
    ARRUEBARRENA, Misleny Tittle . Proposta de intervenção para redução da incidência de fatores de risco em doenças não transmissíveis em uma Unidade Básica de Sapucaí-Mirim - Minas Gerais. 32f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Campos Gerais, 2018.
    SEMINO, Mildrey Medina . Proposta de intervenção para redução de gravidez na adolescência na população da Unidade Básica de Saúde Lagoa, município de Ribeirão das Neves, Minas Gerais. 50f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2018.
    ESCALONA, Lisbet Galvez . Proposta de intervenção para redução do índice de gravidez na adolescência na Unidade Básica de Saúde de Traíras, munícipio de São João das Missões / Minas Gerais. 36f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Montes Claros, 2018.
    ESPINOSA, Yasmany Antônio Alcolea . Proposta de intervenção para reduzir o número de casos de diabetes mellitus, na equipe de Saúde da Família Antônio José da Cruz, Cachoeira de Pajéu, Minas Gerais. 24f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Araçuaí, 2018.
    PEREZ, Yoandy Otano . Proposta de intervenção para reduzir o número de pacientes hipertensos do município de Itaípe, Minas Gerais. 31f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva. Teófilo Otoni, 2018.
    CHERRIS, Carlos Yohan Montalvo . Proposta de intervenção para reduzir os altos índices de usuários da equipe vermelha portadores de hipertensão arterial descompensada. 30f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2018.
    SILVA, Andrea Giselle Castillo da . Proposta de intervenção para trabalhar com os portadores de doença renal crônica residentes no território da Unidade Básica de Saúde da Família Nova Pampulha 1, no município de Ribeirão das Neves - Minas Gerais. 28f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2018.
    GONTIJO, Célia Faria Tavares . Proposta de intervenção sobre o uso inadequado de medicamentos na Estratégia Saúde da Família Alvím Alvares da Silva de Morada Nova de Minas - Minas Gerais. 33f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Bom Despacho, 2018.
    BRAVO, Grether Maitee Medina . Proposta de intervenção: prevenção das complicações da hipertensão arterial, na área de abrangência da equipe "Eusébio José de Martins", do programa de Saúde da Família do município Vazante - Minas Gerais. 37f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Montes Claros, 2018.
    RECIO, Janet Quinonez . Proposta de realização de práticas educativas para os hipertensos do grupo hperdia da equipe de Saúde da Família de Rio das Mortes, em João Del Rei - Minas Gerais. 26f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Juiz de Fora, 2018.
    LAGE, João Maximiano Fonseca Torres . Rastreamento de retinopatia em pacientes hipertensos e diabéticos: um modelo para uso na Atenção Básica. 35f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2018.
    Gravidez na adolescência e educação sexual como um meio de prevenção, são um problema permanente e uma questão emergente que é inevitável para resolvê-lo. A sexualidade é uma dimensão importante do status de personalidade e da saúde, o que é expresso ao longo da vida de diferentes pessoas. Nem todos têm o mesmo conceito do que é sexualidade. Assim, cada grupo social e cultural constroi e recria um imaginário social: o seu significado, seu valor e seu papel na existência humana. Este estudo tem por objetivo estabelecer estratégias de educação sexual para evitar gravidez na adolescência. Trata-se de um projeto de intervenção educativa desenvolvida junto à equipe de Saúde da Família no bairro Tirol em Belo Horizonte Minas Gerais. O resultado foi significativo, pois contou com o apoio dos adolescentes e suas famílias adquirindo conhecimentos sobre sexualidade e uso de contraceptivos
    PALOMINO, Katia Martínez . Redução de hipertensos na área de abrangência da Estratégia Saúde da Família em Petrolândia II do município Contagem - Minas Gerais. 28f. 2017. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2017.
    Após diagnóstico situacional da área de abrangência da equipe de saúde da família CAIC I em Itajubá/ Minas Gerais, constatou o alto consumo de psicotrópicos. Sendo assim, o objetivo geral deste projeto é elaborar um plano de intervenção para reduzir o uso crônico de psicotrópicos pelos moradores que pertencem ao território da Estratégia de Saúde da Família, CAIC I. O estudo foi realizado por meio de um diagnóstico situacional seguindo o Planejamento Estratégico Situacional (PES) e uma revisão narrativa de literatura com busca de dados científicos em artigos nas bases de dados da Biblioteca Virtual da Saúde, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LiLACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Ministério da Saúde e também em livros impressos sobre o tema. A partir dessa revisão foi possível observar cada dia mais são prescritos os benzodiazepínicos, mais precisamente os ansiolíticos, para "resolverem" os problemas de vida diária como ansiedade e depressão. O uso indevido é um grave problema de saúde pública, onde o médico, o paciente e a família estão inseridos. Portanto, projetos que capacitam a equipe e orientam os profissionais sobre as consequências do uso crônico dos psicotrópicos podem trazer benefícios tanto para os usuários que fazem uso quanto para o sistema de saúde público
    A Atenção Primária à Saúde é considerada um dos pilares centrais na estruturação do Sistema Único de Saúde (SUS) na composição de um modelo que se prima pela humanização. Nesse sentido, o acolhimento se apresenta como recurso na estratégia de saúde da família, no território de tecnologias de baixa densidade tecnológica e alta complexidade. Assim, este trabalho objetivou propor um projeto de intervenção com vistas à criação de um novo modelo de processo de trabalho mediante a reestruturação do acolhimento na UBS Jardim Laguna II, Contagem, Minas Gerais. Este projeto se baseou nos passos do Planejamento Estratégico Situacional e em pesquisa bibliográfica feita na Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde e do Nescon com os descritores: Estratégia Saúde da Família, Atenção Primária à Saúde, Acolhimento, Humanização e Equidade. Também foram pesquisados os Cadernos de Atenção Básica do Ministério da Saúde. Espera-se que as ações sugeridas no projeto possibilitem a estruturação do processo de trabalho, o acolhimento e a escuta qualificada por parte de Equipe de Saúde da Família, e a busca constante de meios e metodologias capazes de atender e se adaptar as necessidades da comunidade em seu contexto, social, político e epidemiológico
    A sífilis e a sífilis congênita são doenças preveníveis, desde que o doente ou a gestante infectada sejam diagnosticados e prontamente tratados, de forma adequada, assim como seu(s) parceiro(s) sexual(ais), sendo sua ocorrência indicativa de falhas na assistência à saúde da população e na assistência pré-natal. A triagem sorológica no pré-natal é uma medida eficaz e o tratamento com penicilina é efetivo e barato. Contudo a produção e disponibilidade do fármaco nos últimos cinco anos tornou-se escassa no Brasil e em todo mundo, devido interesses econômicos. Tal desabastecimento resultou em tratamento com antibióticos que não possuem eficiência científica para tratar e bloquear a transmissão. O resultado deste cenário foi o ressurgimento dessa doença com números alarmantes. Segundo dados disponíveis na Secretaria Municipal de Saúde de Betim, em 2015 foram notificados 88 casos de sífilis, em 2016, 171 novos casos, um aumento de quase 100%. Tendência observada em escala global. Os números de gestantes infectadas e de sífilis congênita também cresceram de forma alarmante. Dessa forma, medidas educativas e triagem adequada no pré-natal passaram a ser tema prioritário nas agendas dos serviços de saúde. Este trabalho visa elaborar um plano de intervenção com medidas direcionadas para prevenção, diagnóstico e tratamento adequado para mulheres gravidas com sífilis e sífilis congênita na Unidade Básica de Saúde, Campos Elíseos e na cidade de Betim, Minas Gerais. A metodologia foi executada em três etapas: o diagnóstico situacional, utilizando o método de estimativa rápida, revisão da literatura sobre o tema e a elaboração do plano de ação. A revisão de literatura foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), nas bases de dados da literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e no Scientific Eletronic Library Online (SciELO), bem como nos módulos do Curso de Especialização Estratégia de Saúde da Família da Universidade Federal de Minas Gerais, publicações do Ministério da Saúde e livros sobre o tema. Espera-se diminuir os casos de sífilis na população em geral, principalmente em gestantes e sífilis congênita visto que a detecção e o tratamento da sífilis na gestante representam importantes medidas de Saúde Pública, essenciais para o controle e prevenção da sífilis congênita e também considerando que é uma doença que deve ser notificada
    Os benzodiazepínicos são medicamentos indicados para redução da ansiedade, sedação, relaxamento muscular, amnésia anterógrada e efeito anticonvulsivante, e quando prescritos de forma inadequada, causam efeitos colaterais negativos, dentre eles a dependência química e alterações de memória. Há um grande número de pacientes atendidos pela Estratégia Saúde da Família Iporanga, em Sete Lagoas, Minas Gerais que fazem uso de benzodiazepínicos há muito tempo, sem reavaliação médica ocorrendo apenas transcrição de receitas para obtenção do medicamento, Sendo isto um fato preocupante para equipe, que, em consenso, propõe elaborar um projeto de intervenção que possibilite a avaliação dos pacientes, a adequação e ou a retirada gradual dos benzodiazepínicos e sua possível substituição por medicamentos mais adequados ou terapias alternativas. A metodologia empregada inicialmente foi o diagnóstico situacional que permitiu levantar todos os problemas vivenciados pela comunidade dentre eles o uso de benzodiazepínicos sem passar pela avaliação médica simplesmente pela troca de receitas. A equipe, após discussões, elaborou de um plano de intervenção, utilizando o que é preconizado pelo Planejamento Estratégico Situacional (PES). Foi necessário realizar uma pesquisa bibliográfica, por meio de sítios eletrônicos e descritores em ciências da saúde, sobre o tema para subsidiar a elaboração do trabalho. Espera-se, com a implantação do plano de intervenção, que os pacientes deixem de usar os benzodiazepínicos e utilizem medicamentos com menos efeitos colaterais ou outras terapias alternativas
    ALMEIDA, Patrícia Torres de . Uso indiscriminado de benzodiazepínicos no município de Ipatinga - Minas Gerais. 32f. 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Ipatinga, 2018.
    Introdução: No Brasil, as pessoas idosas são consumidoras frequentes de benzodiazepínicos. Vários estudos demonstram que os usuários crônicos desses medicamentos podem desenvolver dependência física e psicológica. No Brasil, ainda existe outro fator que contribui para o uso irracional dessa classe de medicamentos, que é a distribuição gratuita por programas governamentais sem maiores medidas de controle, o que permite facilidade no acesso. Esforços para reduzir ou interromper o uso dos benzodiazepínicos continuam abaixo do ideal. Portanto, após a realização do diagnóstico situacional no Município estudado, o problema eleito como o de maior prioridade pela equipe de saúde foi o uso abusivo de psicotrópicos, com destaque para os benzodiazepínicos na população idosa. Objetivo: elaborar um plano de intervenção com a finalidade de diminuir o uso abusivo de benzodiazepínicos e de suas consequências para a população idosa. Metodologia: Trata-se de um estudo da Estratégia Saúde da Família com a população de Moreiras, localizada na área rural do Município de Virginia, Minas Gerais, nos anos de 2017 a 2018. Para o estudo, foi elaborado um plano de intervenção que se baseou no diagnóstico situacional da comunidade e na pesquisa bibliográfica da Biblioteca Virtual em Saúde, por meio dos descritores: benzodiazepínicos, educação em saúde e idosos. Resultados: foram descritos os problemas relacionados ao benzodiazepínicos na população idosa, levantados os nós críticos e selecionados aqueles prioritários para intervenção. Após, foi realizado o desenho das operações; analisados os recursos críticos e a viabilidade do processo; estratégias para a implantação do plano operativo e a gestão do mesmo. Conclusão: Com a implantação do plano de intervenção, espera-se que os objetivos propostos sejam alcançados pela equipe de saúde. A conscientização em relação ao uso desses medicamentos pelos idosos depende da educação continuada, do acompanhamento dos pacientes e da realização de parcerias com o Centro de Referência de Assistência Social e o NASF. Portanto, o sucesso do plano de ação para mudanças de comportamento depende de um trabalho contínuo e árduo da equipe