Faculdade discute criação de Departamento de Medicina de Família e Comunidade

Publicado em Notícias - 19 de novembro de 2015

Foto: Carol Morena

Aconteceram na quarta-feira, 18 de novembro, as atividades do 1º Simpósio Internacional Formação em Medicina de Família e Comunidade, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG.

Com o objetivo de discutir sobre questões teóricas relativas à formação acadêmica em Medicina de Família e Comunidade, o evento recebeu convidados da Espanha e do Canadá para intercâmbio de experiências na formação de profissionais desta área.

Durante a abertura oficial do evento, o diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, Tarcizo Nunes, agradeceu a presença dos professores e alunos no simpósio e explicou a importância de ouvir as experiências dos convidados sobre o assunto. “O objetivo do evento é para que nós possamos, aqui na Faculdade, fazer com que a Medicina de Família e Comunidade seja uma realidade, o país precisa disso”, avaliou.

A professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade e coordenadora do Simpósio, Alaneir dos Santos, explicou os objetivos deste encontro. “Primeiramente, trazer a experiência internacional das grandes inovações dos sistemas de saúde da Espanha e do Canadá em relação à atenção primária. E o segundo grande objetivo é conhecer de uma forma mais detalhada como se estrutura o processo da graduação do Departamento de Medicina de Família e Comunidade: como ele se relaciona com os demais departamentos no âmbito da Universidade e como ele se relaciona com os diversos cenários de práticas”.

Também compuseram a mesa de honra de abertura do evento a pró-reitora de Extensão, Benigna Maria de Oliveira; a superintendente do Hospital das Clínicas da UFMG, Luciana Gouvêa; a diretora-adjunta de Graduação da Associação Mineira de Medicina de Família e Comunidade, Natália Albuquerque; e a representante da Liga Acadêmica de Medicina da Família e Comunidade, Jéssica Arantes.

Foto: Carol Morena

Departamento de Medicina de Família e Comunidade

Os debates servirão, também, como preparação para a criação de um Departamento de Medicina de Família e Comunidade na Faculdade de Medicina da UFMG. Por isso, também será discutida a relação do novo Departamento com os demais e os conteúdos que serão contemplados por ele.

Para o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira, a iniciativa coloca a UFMG em um processo de expansão e qualificação da atenção primária, além de ser sinalizador para as outras universidades mineiras. “Formar mais médicos para a atenção primária e mais médicos com especialização de Medicina de Família fortalece e qualifica a atenção básica brasileira e de Minas”, explicou.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Fabiano Pimenta, a iniciativa é inédita no país e irá contribuir para a consolidação e o avanço da atenção primária no âmbito do Sistema Único de Saúde. “Nós temos a convicção que a atuação na promoção, na prevenção, na atenção primária é o caminho mais correto para a qualidade de vida da população”, avaliou.

Para o secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, a criação de um Departamento de Medicina de Família e Comunidade é uma função social. “No ponto de vista dos direitos humanos, isso tem que ser visto na dimensão da universalização. Não pode haver uma medicina só para alguns, só para um mercado, só para quem tem dinheiro, só para quem pode ter acesso à saúde privada. Fortalecer e expandir o Sistema Único de Saúde faz parte da formação essencial dos médicos. Resgata a dimensão social da medicina”, declarou.

De acordo o diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam, o novo departamento também irá contribuir para um programa da empresa que visa uma atenção à saúde de maneira integral. “A gente ter um suporte de formação de colegas médicos para a prática desse tipo de medicina, para nós é fundamental. Porque a gente consegue colegas que estão preparados, que optaram por praticar isso na medicina e que estudaram os mecanismos de funcionamento dessa atenção primária, especificamente”, afirmou.

Simpósio Internacional

As atividades do 1º Simpósio Internacional Formação em Medicina de Família e Comunidade foram realizadas nos dias 18 e 19 de novembro.