Nescon tem 12 cursos a distância com inscrições abertas

Publicado em Cursos - 5 de Março de 2018

 

Boa notícia para profissionais de saúde que atuam no SUS e desejam ampliar seus conhecimentos. O Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da UFMG está com 36 mil vagas abertas distribuídas em 12 cursos de extensão.

Gratuitas, 100% a distância, as qualificações abordam temas diversos – da violência contra a mulher à oftalmologia, passando pela atenção domiciliar.

As vagas são prioritariamente voltadas a profissionais de saúde de nível superior que atuam na rede básica de saúde. Os conteúdos dos cursos, contudo, são liberados para o acesso de qualquer pessoa.

As inscrições vão até 30 de junho e podem ser feitas online. A carga horária das qualificações varia entre 40 e 60 horas. Ao final dos estudos, há uma avaliação. A obtenção do certificado está condicionada ao acerto de pelo menos 60% das questões.

Financiada pelo Ministério da Saúde, a iniciativa educacional é fruto de uma parceria entre a UFMG e Universidade Aberta do SUS, UNA-SUS.

Confira os módulos oferecidos pelo Nescon

Para elas: atenção integral à saúde da mulher em situação de violência
conteúdo: provimento do cuidado da mulher da cidade, campo ou floresta em situação de violência.
vagas: 3 mil

Monitoramento e Avaliação de Serviço de Atenção Domiciliar
conteúdo: preparação de gestores e profissionais de saúde que compõem equipes de Avaliação e Monitoramento do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) para o enfrentamento de desafios cotidianos, transmitindo-lhes os conceitos, bases e instrumentos da atividade
vagas: 3 mil

Oftalmologia na Atenção Básica à Saúde
conteúdo: métodos, condutas e práticas que ampliam a capacidade de resolução clínico-oftalmológica na Atenção Básica à Saúde
vagas: 3 mil

Tecnologias Assistivas: visão
conteúdo: emprego de tecnologias assistivas no âmbito da habilitação e da reabilitação de cegos e pessoas com baixa visão.
vagas: 3 mil

Tecnologias Assistivas: habilidade física e motora
conteúdo: emprego de tecnologias assistivas no âmbito da habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência, enfocando habilidade física e autonomia motora com utilização das órteses, próteses e meios auxiliares
vagas: 3 mil

Tecnologias Assistivas: audição
conteúdo: emprego de tecnologias assistivas no âmbito da habilitação e da reabilitação de surdos e pessoas com comprometimentos auditivos nos mais diversos graus.
vagas: 3 mil

Tecnologias Assistivas: ampliação da comunicação
conteúdo: emprego de tecnologias assistivas no âmbito da habilitação e da reabilitação de pessoas com capacidade de comunicação limitada e/ou comprometida.
vagas: 3 mil

Doenças Infectocontagiosas na Atenção Básica à Saúde
conteúdo: visão e manejo clínico das principais medidas de vigilância e controle de agravos infectocontagiosos prevalentes no Brasil
vagas: 3 mil

Oxigenoterapia e ventilação mecânica em atenção domiciliar
conteúdo: procedimentos e cuidados à pessoa em uso de oxigenoterapia ou ventilação mecânica no domicílio
vagas: 3 mil

Princípios para o cuidado domiciliar por profissionais de nível superior
conteúdo: princípios que fundamentam a execução de procedimentos frequentes no atendimento à pessoa, em todas as modalidades de atenção domiciliar (AD)
vagas: 3 mil

Atenção Domiciliar na Rede Básica de Saúde
conteúdo: contextualiza a atenção domiciliar na Rede de Atenção do Sistema Único de Saúde considerando a Política Nacional de Atenção Básica à Saúde, bem como as diretrizes e normas da atenção domiciliar
vagas: 3 mil

Malária na Atenção Básica à Saúde
conteúdo: métodos, condutas e práticas úteis a profissionais de saúde de nível superior para o enfrentamento da malária.
vagas: 3 mil