Curso de Aperfeiçoamento: Cuidado Paliativo em Atenção Domiciliar

O Curso de Aperfeiçoamento “Cuidados Paliativos em Atenção Domiciliar” (CACPAD) é um dos cursos que viabiliza metas e propósitos do Programa Multicêntrico em Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar (PMQAD). Na sua elaboração, foram atendidas normas e diretrizes, definidas pela UFMG para cursos de aperfeiçoamento e as orientações da UNA-SUS. A oferta, desenvolvimento e registros do Curso  obedecem ao que define o Sistema de Informação da Extensão na UFMG (SIEX/UFMG). Os paradigmas que orientam a definição e a organização do conteúdo deste curso são: o domicílio como lócus da prestação do cuidado paliativo; o trabalho em equipe multiprofissional; e, as normativas e orientações para organização e funcionamento de Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) na Rede de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde (RAS-SUS).

Neste Curso, os fundamentos e os princípios de cuidado paliativo à pessoa em atenção domiciliar – adulto, criança, adolescente – estão distribuídos em quatro módulos, estruturados a partir dos seguintes eixos: bases do cuidado paliativo, situações de elegibilidade para cuidado paliativo, avaliação da pessoa em cuidado paliativo e a especificidade do cuidado paliativo em atenção domiciliar

Público Alvo: profissionais de saúde (nível superior) com registro no Cadastro Nacional de Saúde (CNES).

 

  • Período de Matrícula:
  • Data limite para conclusão do Curso:
  • Modalidade: conteúdo e todas as atividades do curso, inclusive itens de avaliação, estão disponibilizados em ambiente virtual de aprendizagem e podem ser acessados em computadores, laptops, tablets e smartphones, por meio de qualquer navegador (curso on-line/autoinstrucional).
  • Carga horária total: 180 horas distribuídas em 04 (quatro) Módulos.
  • Certificado de Conclusão*: Curso de Aperfeiçoamento em “Cuidado Paliativo em Atenção Domiciliar”.

O certificado de conclusão é emitido on-line e enviado por e-mail em até 03 (três) dias úteis, após o término do curso (caso o documento não esteja em sua caixa de entrada nesse prazo, verifique a caixa de spam).

A temática do curso está organizada em 04 (quatro) Módulos (disciplinas):

  • Módulo 1 – Bases do cuidado paliativo em atenção domiciliar (45 horas) – história e conceito de cuidado paliativo; regulação da AD no SUS; organização do cuidado paliativo em AD.
  • Módulo 2 – Contexto e situações de elegibilidade para cuidado paliativo (45 horas) – critérios de elegibilidade e oportunidades de intervenção e para cuidado paliativo; cenários de assistência em cuidado paliativo; contexto social, econômico e cultural do cuidado paliativo; perdas e luto.
  • Módulo 3 – Avaliação da pessoa em cuidado paliativo (30 horas) – avaliação geral da situação da pessoa em cuidado paliativo; recursos para avaliação da pessoa em cuidado paliativo; escalas auxiliares para avaliar funcionalidade e sintomas; comunicação como recurso terapêutico.
  • Módulo 4 – Cuidado paliativo à pessoa em atenção domiciliar (60 horas) – plano de cuidado individual e assistência domiciliar à pessoa em cuidado paliativo.

Objetivo geral: qualificar a atuação de profissionais de saúde da atenção básica para a realização de procedimentos e cuidados à pessoa em domicílio.

O curso dispõe de uma plataforma virtual – Plataforma Phila – por meio da qual o aluno realiza atividades e Biblioteca online, cujo acervo é composto de:

  • Módulos
  • Publicações
  • Referências (textos completos)
  • Livros
  • Vídeos