Sobre o programa

Cursos Nescon é um programa de qualificação para a Atenção Primária em larga escala do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG – Nescon/UFMG.
Atualmente, a iniciativa articula e gerencia 13 cursos voltados a profissionais e gestores do SUS; estudantes da área de saúde, entre outros públicos do gênero.

Gratuitas e a distância, as qualificações estão inseridas em três projetos

UNA-SUS/UFMG – desenvolvido em parceria com o Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).
UAB-MEC/UFMG – mantido com recursos humanos e financeiros do Ministério da Educação e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
CURSOS ASSOCIADOS – fruto do trabalho conjunto do Nescon com organizações de naturezas diversas, como secretarias de saúde e departamentos da própria Faculdade de Medicina da UFMG.

O programa tem suas origens em 2008, com a criação do Programa Ágora, estrutura pensada para administrar o Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF), a primeira formação oferecida pelo Nescon em parceria com o Ministério da Saúde – aberta inicialmente a médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas vinculados à Estratégia de Saúde da Família.

Reformulado, o curso – hoje denominado Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família (CEESF) – tem o maior contingente de profissionais formados para Atenção Primária no País.