Versão final do Álbum de Família é disponibilizada online

Publicado em Diversos - 17 de Março de 2015

A nova versão do projeto Álbum de Família já está disponível para acesso no site do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG (Nescon). O sistema, elaborado para facilitar a criação e manipulação de genogramas eletrônicos foi atualizado, e agora possibilita a inclusão de itens de interação da família com a comunidade. É possível acessá-lo, também, em dispositivos móveis, como tablets e notebooks.

A ferramenta é utilizada para desenvolver, através de símbolos convencionados, o retrato gráfico do padrão de relacionamentos familiares de, pelo menos, três gerações, possibilitando visualizar os acontecimentos mais relevantes da família. Esse retrato, chamado genograma, leva à compreensão da estrutura familiar do paciente e à realização das intervenções mais adequadas no momento.

Ele é construído a partir das relações genealógicas, com o propósito de estudar como uma família se organiza, pesquisando sua história e as relações entre seus membros, incorporando outras variáveis, como idade e sexo.

O gerente de Tecnologia da Informação do Nescon, Gustavo Storck conta que a nova versão do Álbum de Família já estava sendo testada desde o segundo semestre de 2014. Após passar por ajustes e correções de possíveis erros, a versão final do sistema, validada e consolidada, foi disponibilizada este mês. “O novo sistema do projeto foi desenvolvido para funcionar em qualquer equipamento, como computadores, notebooks, tablets, entre outros, sem restrição de tecnologia, sistema operacional ou marca. Nesta versão o sistema funciona pelo navegador, e não é necessária a instalação de nenhum software no equipamento. Foram disponibilizados mais recursos, como interação com a comunidade: igreja, escola, associações. Há, ainda, a possibilidade de inserir fotos dos indivíduos”, explica Gustavo.

Objetivos
O genograma é utilizado por profissionais da Atenção Básica à Saúde (ABS), com foco na Medicina de Família, tanto no campo da assistência como no da pesquisa. O Álbum de Família propõe auxiliar os profissionais dessa área na prática diária e oferecer-lhes uma ferramenta de apoio em seu processo de educação permanente. Isso porque o uso do genograma possibilita a rápida identificação da estrutura familiar do paciente, fornecendo um resumo dos problemas mais relevantes e facilitando a assistência aos problemas de saúde prevalentes. Além disso, sua interface foi criada de forma que seja intuitiva e fácil de utilizar.

Qualquer pessoa pode se cadastrar no sistema, basta acessar a página do projeto.