Nescon e universidades da Rede Una-SUS trocam experiências em Fortaleza

Publicado em Notícias - 21 de novembro de 2014

A capital Fortaleza (CE) foi a escolhida para sediar a I Mostra de Experiências Exitosas da UNA-SUS, programação especial dentro da XIX Reunião Nacional da Rede de Universidades, que aconteceu no dia 17 de novembro. Com a presença de representantes de toda a Rede, os coordenadores do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) também estiveram presentes.

mostra_unasus_campos_2

Foto: Grupo Saber Tecnologias Educacionais e Sociais

Na cerimônia de abertura, o Secretário Executivo da UNA-SUS e coordenador do Núcleo, Francisco Eduardo de Campos falou sobre o crescimento do Sistema e o desafio de qualificar os profissionais de saúde da maneira correta. “Era fácil seguir pelo caminho do corporativismo e impor uma formação formatada, mas o Ministério da Saúde optou por aproveitar o potencial das universidades públicas e o resultado é este que vemos, um trabalho fantástico”, afirmou.

O assessor especial da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), Aristides Oliveira, completou dizendo que as universidades reforçam o papel estratégico da UNA-SUS nas ações do MS. “Trabalharemos juntos em agendas que vão desde a implementação das Redes de Atenção, até programas assistenciais estratégicos e de provimento profissional”, explicou.

mostra_unasus_edson_174

Foto: Grupo Saber Tecnologias Educacionais e Sociais

Na sequência, foram realizadas três mesas com os temas: experiências com os cursos de especialização; outras formas de qualificação como cursos livres online e integração ensino e serviço. A mesa com a segunda vertente contou com a participação do vice-coordenador do Núcelo, Edison José Corrêa que apresentou o trabalho da UFMG, universidade considerada pioneira na Rede UNA-SUS. Ele lembrou das mudanças dos últimos anos. “Éramos poucos, as ferramentas mais complexas e o alcance menor. Hoje, nos multiplicamos, tudo está mais simples, chegamos onde não imaginávamos e estamos dividindo estas experiências”, comemora.

O evento foi a primeira oportunidade de aproximação entre todas as entidades da Rede UNA-SUS, incluindo as 21 novas Instituições de Ensino Superior federais e estaduais, que aderiram ao Sistema para oferecer atividades educacionais na modalidade à distância. Segundo Vinicius Oliveira, coordenador de gestão do conhecimento da UNA-SUS, o objetivo da Mostra era fomentar a cooperação técnica entre as universidades para que as ações desenvolvidas pudessem ter maior alcance e impacto. A Luciane Lima, coordenadora do curso de Bacharelado em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Amazonas, a mais recente integrante da Rede, concordou com ele e se mostrou satisfeita mesmo com o cansaço da viagem até o Ceará. “Passamos a fazer parte da Rede UNA-SUS agora. Estamos aprendendo tudo e, com todos esses relatos, vai ser mais difícil errar”, declarou.

Lançamento do Livro

mostra_unasus_livro_3A I Mostra foi encerrada com o lançamento do livro virtual “Relatos do Uso de Tecnologias Educacionais na Educação Permanente de Profissionais da Saúde no Sistema Universidade Aberta do SUS”. Composto por artigos escritos por pesquisadores de várias instituições que integram a Rede UNA-SUS e alcançaram resultados positivos dentro de suas áreas de atuação, o livro pode ser acessado aqui.

Fonte: UFPE, Comunicação MS Nordeste e UNA-SUS