Universidade Aberta do SUS lança nove módulos do PROVAB

Publicado em Diversos - 5 de novembro de 2014

A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) lançou nove módulos educacionais voltados ao Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) nosábado, 1º de novembro. O evento ocorreu durante o 52º Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem), no Centro Comercial Expoville, em Joinville/SC. O lançamento dos módulos reafirma o compromisso da UNA-SUS de oferecer ações pedagógicas aos profissionais de saúde que atuam no Sistema Único de Saúde. As matrículas já estão abertas. Para saber mais detalhes sobre os lançamentos e se inscrever, clique aqui!

novosmodulos-1_1

O coordenador de Gestão do Conhecimento da Secretaria Executiva da UNA-SUS, Vinícius Oliveira, explica que a demanda de produção desses módulos surgiu em 2012 para colaborar com a capacitação dos profissionais participantes do PROVAB. Nesse sentido, a oferta desses cursos complementa a especialização em Saúde da Família, também oferecida pela UNA-SUS. Dessa forma, o profissional participa de atividades práticas que integram ensino e serviço nas Unidades de Saúde e no curso de especialização.

Oliveira ressalta que, “pela primeira vez, serão lançados vários cursos livres online com a mesma temática, voltados para o mesmo público”. Todos os módulos também serão disponibilizados para profissionais de saúde que não estão ligados ao PROVAB e haverá links para acessá-los como visitante. As vagas oferecidas são ilimitadas.

Esses são os primeiros nove módulos, de uma série total de 60 cursos que serão lançados em breve. “A carga horária total é de 2.400 horas e os conteúdos contemplam temas relevantes para a Atenção Básica”, explica Oliveira.

Dessa forma, os temas dos cursos escolhidos consideram a Classificação Internacional em Atenção Básica e as políticas de equidade, que propõem investimentos planejados em grupos sociais historicamente excluídos. Além disso, os conteúdos consideraram temas clínicos recorrentes nos atendimentos e as Redes de Atenção à Saúde. Nesse contexto, considerou-se as demandas espontâneas – situações frequentes em consultas a profissionais de saúde, como doenças crônicas – e em demandas programadas – que sempre ocorrem, como atendimento às gestantes e recém-nascidos. Os temas também abrangem conteúdos relevantes para a Saúde Pública e para a Saúde Coletiva, no intuito de aprofundar discussões teóricas importantes sobre o SUS, Estratégia de Saúde da Família, entre outros.

Nesse primeiro momento, serão lançados os seguintes cursos:

Influenza – SVS/UNA-SUS

O curso Atualização do Manejo Clínico Influenza é o primeiro dos 60 módulos educacionais produzidos para apoiar os médicos participantes do PROVAB. Oferecido pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), por meio do Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), o objetivo da iniciativa é atualizar médicos que atuam em toda rede assistencial para reforçar o manejo adequado da influenza, de acordo com os protocolos vigentes do Ministério da Saúde, que preconizam o uso da medicação antiviral e a atenção especial aos casos de síndrome respiratória aguda grave.

Saúde da População Negra – SGTES/SGEP/Secretaria Executiva da UNA-SUS

O curso Saúde da População Negra é uma iniciativa do Ministério da Saúde – Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) -, por meio da Secretaria Executiva da UNA-SUS. A demanda para criação de um curso que abordasse o tema veio do Conselho Nacional de Saúde (CNS), responsável pela aprovação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), instituída pelo Ministério da Saúde em 13 de maio de 2009, por meio da Portaria nº 992.

O curso debate questões relacionadas ao racismo institucional, que tende a produzir resultados terapêuticos desiguais para os usuários SUS. De maneira mais abrangente, pretende-se alertar aos profissionais de saúde para que, em sua rotina de trabalho, identifiquem as iniquidades étnico-raciais que impactam sobre a saúde da população negra, monitorem e avaliem os resultados das ações para prevenção e combate dessas iniquidades.

Atenção Integral à Saúde Sexual e Reprodutiva I e II– UNA-SUS/UFMA

Oferecido pela Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA), o curso tem como objetivo capacitar profissionais médicos que atuam na Atenção Básica. É composto por dois módulos, que tratam de temas relacionados ao pré-natal de risco habitual e assistência no parto humanizado; intercorrências; urgências e emergências na gestação e atenção ao puerpério; planejamento reprodutivo; atenção integral à saúde da mulher; doenças sexualmente transmissíveis; violências sexual e doméstica.

Atenção Integral à Saúde da Criança I e II- UNA-SUS/UFMA

Oferecido pela UNASUS/UFMA, tem como objetivo capacitar médicos atuantes na Atenção Básica para agir em diversas situações clínicas que envolvem a cuidados à saúde da criança. O curso é composto por dois módulos. No módulo I serão abordados os temas: pactos, políticas e programas para criança; o papel da Estratégia Saúde da Família nas ações na área de saúde da criança; alimentação e imunização.  No módulo II do curso Atenção Integral à Saúde da Criança serão abordados os temas: atenção à saúde da criança no primeiro ano de vida, principais agravos na saúde da criança I e principais agravos na saúde da criança II.

Hemograma, Anemia e Linfadenopatia – UNA-SUS/UFCSPA

Produzido pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UNA-SUS/UFCSPA), o curso aborda o reconhecimento de características fisiológicas e patológicas básicas do funcionamento do tecido sanguíneo e do sistema linfático, bem como suas inter-relações e mensurações quantitativas automatizadas de rotina.

Prevenção e Manejo de Pacientes Oncológicos na Atenção Primária à Saúde – UNA-SUS/UFCSPA

Produzido pela UNA-SUS/UFCSPA, o curso aborda o desenvolvimento e a atitude receptiva dos médicos para pacientes que tiveram diagnóstico de câncer e estão em remissão completa após o término do tratamento oncológico. Também trata de questões relativas ao paciente que tem risco de desenvolver efeitos tardios dos tratamentos oncológicos, daqueles com risco de recidiva ou segundo tumor primário ou, ainda, alto risco de desenvolver câncer. Além disso, revisa os conhecimentos básicos dessa área da medicina para embasar a assistência e capacita a análise de dados epidemiológicos e clínicos para individualizar essa atenção.

Vacinação Contra o Papilomavírus Humano (HPV) – UNA-SUS/UFPE

O curso é oferecido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e tem como objetivo capacitar médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem em todo o Brasil sobre a importância da vacinação e sua operacionalização. Serão apresentados os aspectos relacionados ao papilomavírus humano, bem como a sua relação com o câncer do colo do útero. Os profissionais de saúde serão instruídos, ainda, sobre as ações necessárias à operacionalização da vacinação e os aspectos relacionados ao registro nominal da vacinação e à cobertura vacinal. A iniciativa é do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), em parceria com a UNA-SUS.

Para saber mais detalhes sobre os lançamentos, clique aqui!

Redação: UNA-SUS