Universidade Aberta do SUS atinge a marca de 100 mil matrículas

Publicado em Diversos - 29 de Maio de 2014

Em maio de 2014 foi alcançada a marca de mais de 100 mil matrículas realizadas por profissionais de saúde de todo Brasil no Sistema Universidade Aberta do SUS. As informações são provenientes da Plataforma Arouca, que concentra os dados das ofertas UNA-SUS, bem como o histórico profissional e educacional daqueles que atuam na saúde e nela se encontram cadastrados.

O Secretário Executivo do Sistema UNA-SUS, Francisco Campos, explica que, antes da UNA-SUS, as ofertas de educação permanente para profissionais de saúde eram insuficientes, se comparadas com a demanda. “A ideia do Sistema UNA-SUS é fazer uma expansão da oferta para que mais trabalhadores possam ter acesso a essas capacitações”. Campos explica que, para atingir esse objetivo, todos os cursos são abertos com, no mínimo, mil vagas. “Atingir essa marca de seis dígitos é a comprovação de que estamos no caminho certo. Em termos de quantidades de alunos, a UNA-SUS já é maior que muitas universidades de médio porte do Brasil”, destaca.

O secretário ressalta ainda a equidade dos sistemas de saúde está diretamente ligada à qualificação de seus profissionais. “O grande objetivo UNA-SUS é ver as pessoas sendo bem atendidas pelos serviços de saúde em todos o país. Melhorar cada vez mais esses atendimentos só é possível por meio da capacitação de nossos profissionais. O sistema UNA-SUS começou a institucionalizar o processo de educação continuada destes trabalhadores”, diz.

As ofertas incluem cursos abertos online, de extensão, aperfeiçoamento, especialização, e ainda mestrados profissionais. Os temas abordados são diversos, abrangendo tanto assuntos específicos como Dengue, HPV, Atenção Domiciliar, Tuberculose e Influenza até programas amplos como Saúde da Família, Atenção Domiciliar e Saúde Mental, além da oferta de especializações para os profissionais participantes dos programas Mais Médicos e PROVAB.

SISTEMA UNA-SUS –  Apoiado pelo Ministério da Saúde, o Sistema UNA-SUS é composto pela tríade: a Rede UNA-SUS, o Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) e a Plataforma Arouca.

REDE UNA-SUS –  A Rede UNA-SUS é formada por um conjunto de instituições de ensino superior, que são responsáveis pela oferta de cursos e publicação de recursos educacionais no ARES. Entre essas instituições, está a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/FIOCRUZ).

Inicialmente composta 16 universidades, a Rede UNA-SUS passou por um recente processo de expansão, oficializado em 29 de abril, após publicação do resultado do chamamento público do Edital Nº 57, de 23 de Outubro de 2013, que trata do processo de adesão de novas instituições. Após a publicação, a Rede passou a contar com mais 20 membros, totalizando 36 instituições participantes.

Com a adesão dessas novas universidades, o Sistema UNA-SUS marca presença em todas as regiões do país. Das novas instituições de ensino, sete estão no Nordeste, quatro no Norte, quatro no Centro-Oeste, quatro no Sul e uma no Sudeste.

ARES – O Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) é o repositório digital UNA-SUS, onde são armazenados e disponibilizados os recursos educacionais produzidos pela Rede, e ofertados em seus cursos. É um acervo público, com conteúdo em diversos formatos, alimentado de forma colaborativa e de acesso livre pela internet.  O acervo é o maior do gênero na América Latina e seu propósito é preservar e tornar público os conteúdos educacionais voltados para os profissionais da saúde. Atualmente, o ARES conta com 1.033 recursos disponíveis.

PLATAFORMA AROUCA – Por meio da Plataforma Arouca os profissionais de saúde podem visualizar as ofertas educacionais das instituições de ensino do Sistema UNA-SUS. Além de também visualizar e editar seu histórico educacional, imprimir e validar eletronicamente os certificados e declarações obtidas pelos cursos do Sistema UNA-SUS. 121.569 profissionais já ativaram seus cadastros na Plataforma Arouca e 55.983 acessaram seu perfil. Somente no último ano cerca de 35.000 alunos se utilizaram da Plataforma Arouca, com 33.711 certificados emitidos.

Redação: Assessoria de Comunicação da UNA-SUS