UNA-SUS/UFMA lança curso sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Publicado em Cursos, Notícias - 1 de junho de 2017

Profissionais de saúde interessados em aprofundar os seus conhecimentos sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) podem se inscrever no curso Ações de vigilância e prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). O curso é ofertado pela Universidade Federal do Maranhão, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFMA), em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS). As inscrições podem ser realizadas até 30 de setembro, no site da UNA-SUS.

O curso faz parte da formação em Vigilância em Saúde, projeto de qualificação que promove saberes referentes ao modelo de Vigilância em Saúde centrado na pessoa, família e comunidade, da Rede UNA-SUS.  As DCNT são doenças multifatoriais, que se desenvolvem no decorrer da vida e possuem longa duração, como é caso das doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas, diabetes e câncer.

Com carga horária de 30h, divididas em 3 unidades de 10h, o conteúdo do curso tem como objetivo instruir o aluno a reconhecer o que é uma doença crônica não transmissível, quais são as suas causas e fatores de risco. Além de possibilitar ao profissional a capacidade de reconhecer ações de vigilância em saúde, no contexto da Política Nacional de Promoção da Saúde.

Todo o material do curso foi construído a partir de situações de aprendizagem que oportunizam a reflexão crítica acerca da situação das doenças crônicas não transmissíveis no Brasil e na localidade onde os alunos se inserem.

Para mais informações e inscrições, acesse: UNA-SUS

Fonte: UNA-SUS