UNA-SUS/UFMA abre inscrições para cursos de Nefrologia

Publicado em Cursos - 11 de Fevereiro de 2016

material_de_divulgacao_nefro_v_copia_2O Projeto de Qualificação em Nefrologia Multidisciplinar da Universidade Federal do Maranhão, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFMA), abre inscrições para três cursos na área. São eles: “Política Nacional de Atenção ao Portador de Doença Renal”, “Identificação dos Grupos de Risco para Doença Renal Crônica” (DRC) e “Estratégias de Prevenção da DRC em Pacientes dos Grupos de Risco”.As inscrições podem ser realizadas até 30 de junho, pelo site.

São 500 vagas em cada um dos cursos, para profissionais da área da saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Gratuitas e oferecidas na modalidade autoinstrucional, ou seja, sem a mediação de tutor, as atividades tem carga horária de 30h cada.

Conheça os cursos:

O curso Política Nacional de Atenção ao Portador de Doença Renal apresentará as diretrizes prioritárias do Ministério da Saúde relacionadas à organização das ações de Atenção às Doenças Renais no SUS. Também serão abordadas questões de diretrizes, como a definição, epidemiologia, classificação e critérios para o diagnóstico da doença renal crônica. Os direitos e programas assistenciais voltados para o atendimento aos pacientes renais, além do tratamento de prevenção, também farão parte da atividade.

Já o curso Identificação dos Grupos de Risco para Doença Renal Crônica apresentará o cenário nacional e mundial da DRC, assim como o perfil epidemiológico dos pacientes com a doença e os fatores de risco que podem contribuir para o seu desencadeamento nos diversos grupos populacionais.

O Estratégias de Prevenção da DRC em Pacientes dos Grupos de Risco abordará aspectos teóricos relacionados às intervenções para a promoção da saúde e prevenção da DRC em grupos de risco, a partir da identificação de aspectos relevantes para a realização do diagnóstico precoce da doença, bem como a detecção e correção de causas que contribuem para a evolução da enfermidade.

Para se certificar, o aluno deverá realizar as atividades propostas com aproveitamento igual ou superior a 70%.

O Projeto de Qualificação em Nefrologia Multidisciplinar é uma iniciativa de formação em larga escala, fruto da parceria da Universidade Federal do Maranhão com a Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES), e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), por meio do Departamento de Prevenção de Doenças Renais.

Para saber mais, acesse.

Fonte: SE/UNA-SUS.