UNA-SUS/UnB lança curso online sobre controle de vetores

Publicado em Cursos - 11 de dezembro de 2019

O objetivo é aprimorar os conhecimentos das equipes técnicas com relação à biologia e comportamento dos vetores, assim como das técnicas, equipamentos e produtos utilizados.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as doenças transmitidas por vetores são responsáveis por mais de 17% de todas as doenças infecciosas, causando mais de um milhão de mortes anualmente. No Brasil, enfermidades como dengue, zika, chikungunya, malária, leishmaniose esquistossomose preocupam a população e as autoridades sanitárias.

Pensando nesse cenário, a Universidade de Brasília, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UnB) lança, nesta segunda-feira (9/12), o curso Vigilância e Controle de Vetores de Importância em Saúde Pública. A oferta é fruto da parceria com as Secretarias de Vigilância Sanitária (SVS) e de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde.

O objetivo é aprimorar os conhecimentos das equipes técnicas de controle vetorial com relação à biologia e comportamento dos vetores, assim como das técnicas, equipamentos e produtos utilizados na rotina dos programas.

O curso é voltado para profissionais das áreas de biologia, engenharia, medicina veterinária e zootecnia, mas também é aberto a demais interessados no tema.

As matrículas podem ser realizadas até 7 de julho de 2020, pelo link. O curso tem início imediato e, como todas as ofertas da UNA-SUS, é totalmente gratuito.

A secretária da SGTES, Mayra Pinheiro, destaca a importância do curso para o controle sobre essas doenças transmitidas por vetores. “Qualquer profissional da saúde pode entrar no site da UNA-SUS, fazer o curso, aprender mais e mudar a realidade da saúde pública brasileira. O SUS é nosso! A gente precisa aprender, cada vez mais, a cuidar melhor da saúde dos brasileiros”, afirma.

Com carga horária de 45 horas, divididas em cinco unidades, a capacitação aborda noções de vigilância entomológica e métodos de controle vetorial; biologia de insetos vetores; classificação e formulação dos diversos grupos de inseticidas e resistência de insetos vetores aos produtos utilizados; tecnologias de aplicação de inseticidas e o trabalhand com inseticidas: procedimentos de segurança, manejo e logística.

Para dinamizar o conhecimento, o curso utiliza diversos recursos, como textos, ilustrações, ícones, vídeos animados, mapa conceitual.

Para Jitone Leônidas, coordenador da produção do curso, o principal ganho para o aluno é o desenvolvimento de competências, já que o profissional poderá aplicar os conhecimentos conceituais em suas vivências práticas do cotidiano. “Profissional qualificado, geralmente atua de forma competente eficaz. Considerando que á uma estimativa de 65 mil Agentes de Controle de Endemias atuantes no Brasil, conforme destaca a Fiocruz (2019), torna-se fundamental que se prepare estes trabalhadores com conhecimentos básicos de controle vetorial para atuar no âmbito dos estados e municípios”, afirma.

Com redação da UNA-SUS.