UNA-SUS relança curso sobre Dengue com atualização de casos clínicos

Publicado em Diversos - 15 de julho de 2015

A Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) abre matrículas para nova turma do curso Atualização do Manejo Clínico da Dengue voltado aos profissionais de saúde e demais interessados no tema. As inscrições já podem ser feitas pelo link.

O objetivo do curso é familiarizar os discentes com as recomendações atuais do Ministério da Saúde no que tange o manejo clínico da doença. O enfoque do conteúdo é prático, baseado na análise de casos clínicos.

Esta é a segunda oferta do curso e conta com atualizações que incluem mais casos clínicos, uma ferramenta de aprendizado nos quais os alunos refletem sobre os sintomas apresentados em situações fictícias para avaliar a melhor forma de tratamento para cada paciente. Após responder as questões apresentadas, o aluno recebe feedbacks com hipertextos que oferecem informações adicionais sobre o manejo clínico da dengue. As diferenças para o diagnóstico da febre chikungunya e da dengue também são abordadas em um vídeo.

O curso, fruto da parceria com o Ministério da Saúde, por meio das Secretarias de Vigilância em Saúde (SVS) e de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), foi lançado pela primeira vez em 2012. Ao total, naquela oportunidade, o curso obteve 14.602 inscritos e 6.960 profissionais certificados. O estado com maior número de matrículas foi São Paulo, com 1.903 beneficiados; seguido por Bahia, com 1.511 e Minas Gerais, com 1.443.