UNA-SUS lança novo curso para equipes de saúde bucal

Publicado em Cursos - 31 de Maio de 2016

A Universidade Federal de Pernambuco, integrante da Rede UNA-SUS, lançou novo curso no formato autoinstrucional: Atenção e Cuidado da Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência. O curso, que faz parte das iniciativas do Plano Viver Sem Limite do Governo Federal, tem como objetivo qualificar as equipes de saúde bucal para o atendimento odontológico das pessoas com deficiência.

O curso estará disponível até 31 de janeiro de 2017, todos os dias da semana, 24 horas, assim os participantes poderão planejar sua rotina de estudos.

Entre os anos de 2013 e 2015, o curso foi desenvolvido no formato semipresencial. Como as 6.600 vagas previstas no projeto foram ofertadas e ainda é grande a demanda por qualificação profissional na área, a UFPE está lançando nova edição do curso no formato autoinstrucional. Nessa modalidade, os conteúdos são organizados de forma que os participantes possam organizar seus estudos de maneira independente, sem a presença de tutores ou professores.

O curso tem 60 horas-aula de duração, e está estruturado em duas unidades didáticas:

Unidade 1: conteúdo comum para cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal. Apresenta o estado da arte das deficiências nos seus aspectos éticos e legais e sua aplicação no atendimento odontológico, visando estabelecer a melhoria da atenção e do cuidado às pessoas com deficiência e, por consequência, sua qualidade de vida.

Unidade 2: conteúdo específico para cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal. Apresenta as características e os protocolos de atendimento odontológico para as pessoas com deficiência, estabelecendo a multi e interdisciplinaridade das ações. No caso dos auxiliares de saúde bucal, também trata de questões associadas ao conceito de território, à identificação das pessoas com deficiência, ao reconhecimento das desigualdades e diferenças entre as microáreas, e à promoção da saúde.

Para favorecer o processo de aprendizagem, os participantes contam com uma diversidade de recursos que vão além de textos, como hiperlinks, vídeos e ilustrações. Após realizar a avaliação final, os estudantes terão acesso ao gabarito comentado, uma forma de favorecer a revisão e o aprofundamento dos assuntos trabalhados no curso.