UNA-SUS lança curso sobre Eventos Agudos em Situações Crônicas de Saúde

Publicado em Cursos - 14 de setembro de 2016

A Universidade Federal de Santa Catarina, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFSC), lançou na última terça-feira, dia 13 de setembro, o curso Eventos Agudos em Situações Crônicas de Saúde. O curso atualizará os profissionais de saúde sobre diabetes, crise hipertensiva e crise asmática.

As inscrições podem ser realizadas até 13 de setembro de 2017, pelo link.

A capacitação possui carga horária de 45 horas e é voltada para profissionais da saúde de nível superior e técnicos que estejam inseridos nas Equipes de Atenção Básica, Estratégia Saúde da Família e nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família.

Na unidade que trata sobre diabetes, serão abordados os principais conceitos acerca da doença, a diferenciação entre seus tipos e principais sintomas. Também serão discutidas as formas de promoção à saúde relacionada à intercorrência, bem como as possibilidades de atuação coletivas e individuais.

A unidade sobre crise hipertensiva apresenta o conceito de hipertensão severa aguda, suas formas clínicas, como diagnosticá-las e a conduta mais adequada para cada uma das situações. Já o módulo sobre crise asmática trata dos fatores de risco da doença, a sua classificação, o diagnóstico e o tratamento diferencial.

Para dinamizar os estudos, os conteúdos estão disponibilizados em diferentes mídias como casos clínicos, tomadas de decisão, leituras complementares e vídeos.

O curso é uma iniciativa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), por meio do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), viabilizado pelo Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina.

Fonte: UNA-SUS/UFSC