UNA-SUS debate educação à distância com comunidade da UFMG

Publicado em Notícias - 27 de Abril de 2017

Lina Brasil destacou importância da mudança na relação aluno-professor

A palestra “Como desenvolver ações de educação à distância para a área de Saúde” foi ministrada hoje, 27, por Lina Brasil, consultora técnica da Universidade Aberta do SUS, durante o 2º Seminário do Ambiente Virtual de Aprendizado em Saúde do século XXI: Ensino mediado por tecnologia e a expansão da sala de aula (Avas21), na Faculdade de Medicina da UFMG.

Lina Brasil, que é mestra em Educação à Distância pela UNB, defendeu, em sua palestra, a expansão do conteúdo igualitário do conhecimento. De acordo com ela, é preciso mudar a relação tradicional entre professor e aluno. “A gente não consegue sair do púlpito, de ter alguém sempre ali acima de nós”, exemplificou. Para ela, é importante que o aluno participe da construção do conhecimento juntamente com o professor desde o início do curso.

A palestra também abordou estilos de aprendizagem e dicas para estimular nos alunos uma resposta afetiva, tornando-os os protagonistas da discussão. A consultora técnica da UNA-SUS explicou que é necessário usar os arranjos tecnológicos disponíveis para maximizar o aprendizado, e citou como exemplo o aplicativo Figure I, de conteúdo colaborativo para médicos e especialistas. “A gente tem que perder esse medo de experimentar, não pode ficar fechado em metodologias”, concluiu ela.

Acesse a página do Avas21.

Leia também: Faculdade realiza mais uma edição do Seminário e Mostra Avas21.