Últimas semanas para inscrição em concurso literário

Publicado em Notícias, Oportunidades - 16 de outubro de 2017

* Carol Prado

Estudantes, servidores e professores podem participar e concorrer a um kindle e outros prêmios.

Com o objetivo de pensar a tecnologia como integrante do ambiente da Saúde e refletir sobre a sua aplicação prática, o programa Avas21 lançou, hoje, o concurso literário de crônicas “Um dia no futuro”. O primeiro lugar ganhará, um leitor de e-book kindle. Os três primeiros colocados receberão prêmios e certificados, e os vinte primeiros colocados serão publicados em coletânea sob formato de livro eletrônico com inscrição ISBN, sistema internacional de identificação de livros.

A proposta é retratar um cenário futurístico possível no cotidiano de alunos, professores ou funcionários da Faculdade, por meio de crônicas, em 2037. As inscrições poderão ser feitas até o dia 27 de outubro.

Segundo o professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade e participante do Avas21, Raphael Aguiar, o mundo passa por um momento de inovação tecnológica e essas inovações terão impacto na área da saúde. “É preciso pensar no que está por vir para não sermos pegos desprevenidos”, completa.

As crônicas devem retratar um possível cotidiano de alunos, professores ou funcionários da Faculdade de Medicina da UFMG em 20 anos, buscando descrever como seria um dia típico de trabalho ou estudo na vida de um desses perfis, à escolha dos autores. Qualquer cenário de prática, além da Faculdade, pode ser utilizado.

As crônicas serão avaliadas pela criatividade e originalidade, bom uso do português e menção e referências a inovações potencialmente relevantes para a aprendizagem ou prática da medicina.

Raphael explica que o desenvolvimento das crônicas deve ser exercício tanto imaginativo como de pesquisa. Para ele, é primordial utilizar da tecnologia como ferramenta para tornar o trabalho mais fácil e a educação mais efetiva. “O que está ruim hoje que pode ser melhorado com tecnologia? O que causa estresse que pode ser mudado ou eliminado? A melhor forma de pensar no futuro é começar a construí-lo agora”, acredita.

Cada participante poderá inscrever até três crônicas diferentes, e serão aceitos trabalho coletivos, com a participação de até três autores.

Para se inscrever, é necessário preencher um formulário online e enviar um e-mail paraavas21@medicina.ufmg.br, de acordo com as orientações do edital.

O resultado do concurso será divulgado no site da Faculdade de Medicina da UFMG no dia 27 de novembro.

Leia o edital.

Avas21
O Ambiente Virtual de Aprendizado em Saúde do Século 21 (Avas21) começou em 2015 com a proposta de discutir a inovação tecnológica dentro da Faculdade de Medicina da UFMG, e agora está se expandindo para um modelo mais amplo e inclusivo.

Um dos novos objetivos do Avas21 é desenvolver a educação mediada por tecnologia, com capacitação para docentes e melhoria da metodologia de ensino. O grupo também discute temas como repositório, plataformas interativas de ensino, elaboração de disciplinas a distancia ou semipresencial e produção de conteúdo.

Mais informações sobre o Avas21 na página do programa.

Fonte: Faculdade de Medicina da UFMG