UFMG promove conferência livre sobre saúde e educação

Publicado em Agenda - 2 de Abril de 2019

A professora destacou, ainda, que o SUS tem sofrido violentos ataques aos seus princípios e diretrizes realizados por forças que buscam uma contratação social para esse direito aos moldes anteriores a 1988. “Defender o SUS significa defender ações e serviços de saúde para a totalidade da população brasileira, sendo que para mais de 75% desta população, o SUS é a única opção de assistência à saúde, e defender conquistas que são exemplos para o mundo”.

A professora da Escola de Enfermagem da UFMG, Lívia de Souza Pancrácio de Errico, que faz parte da Comissão Organizadora juntamente com a professora Kátia Ferreira Costa Campos, enfatizou  a importância de reavivar a memória, renovar a reflexões e compreender os movimentos que hoje orientam o pensamento da organização da atenção à saúde em nosso país.

Ela destacou também a reunião preparatória para essa Conferência Livre, que será realizada no dia 9 de abril, às 14h, no Pilotis da Escola de Enfermagem da UFMG.

Confira a programação completa do evento

Conferência Nacional

A 16ª Conferência Nacional de Saúde (8+8) com a temática: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS” será realizada entre os dias 4 a 7 de agosto de 2019, em Brasília/DF.

Entre os objetivos estão debater o tema da Conferência com enfoque na saúde como direito e na consolidação e financiamento do SUS; reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), para garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e equidade do SUS, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, conforme previsto na Constituição Federal de 1988, e nas Leis n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990 e nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Mais detalhes no site do evento.

Data: 10 de abril de 2019, quarta-feira, entre 13h e 18h (Abertura às 14h)
Local: Escola de Enfermagem – Auditório Maria Sino – Campus Saúde – UFMG (Avenida Alfredo Balena, 190 – Santa Efigênia).
Inscrições: poderão ser realizadas no próprio dia e local.

Com assessoria de comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG.