UFMG lança mais 150 vagas para especialização em Saúde da Família

Publicado em Diversos - 1 de junho de 2012

De 1º a 14 de junho de 2012, estarão abertas as inscrições para o segundo edital do 8º Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF). O Programa Ágora, do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon – UFMG), em parceria com a Universidade Federal de Alfenas (Unifal), oferece 150 vagas destinadas aos polos de Campos Gerais e Uberaba.

Podem se candidatar médicos, enfermeiros e cirurgiões dentistas vinculados à rede básica de saúde. Será dada prioridade aos profissionais aprovados no Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab). Entretanto, as vagas remanescentes poderão ser preenchidas por profissionais não aprovados no programa.

Gratuito e a distância, o CEABSF oferece 100 vagas para o Polo Municipal da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Uberaba e 50 vagas para o polo da UAB de Campos Gerais.

INSCRIÇÕES E SELEÇÃO

Os interessados em participar do processo seletivo devem ler atentamente o edital de seleção – disponível AQUI. Em seguida, é necessário preencher a ficha de inscrição (disponível on-line em http://agora.nescon.medicina.ufmg.br/inscricao/index.php) e reunir os documentos exigidos no edital. O próximo passo é enviar o material pelos correios com aviso de recebimento à Secretaria de Cursos do Nescon, situada à Avenida Alfredo Balena, 190 – 7º andar/sala 716 (Belo Horizonte/Minas Gerais).

Os candidatos do Provab serão alocados nos polos segundo critério de proximidade geográfica com o município para o qual foram selecionados. Os demais concorrentes deverão especificar o Polo ao qual desejam se vincular ao preencherem a ficha de inscrição.

O resultado da seleção será publicado no site da Unifal no dia 4 de julho de 2012.

PRIMEIRO EDITAL

Além das vagas previstas nesse edital, o Programa Ágora também está oferecendo, até 5 de junho, 300 vagas para o CEABSF nos polos de Bom Despacho, Conselheiro Lafaiete, Corinto, Formiga, Governador Valadares, Lagoa Santa, Pompeu, Teófilo Otoni. Para ler mais, clique AQUI.

SOBRE O CEABSF

O Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF) é uma pós-graduação lato-sensu financiada pelo Ministério da Saúde. Criada em 2008, insere-se no contexto do Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), atendendo às necessidades de qualificação e educação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde.

Desde sua primeira edição, o CEABSF já ofertou 2325 vagas, qualificou 894 profissionais em mantém outros 589 em processo de formação. Trata-se do programa com maior contingente de profissionais qualificados para a Atenção Primária do País.