UFMG abre mais 400 vagas para especialização a distância em Saúde da Família

Publicado em Boletim - 13 de agosto de 2008

De hoje a 22 de agosto estão abertas as inscrições para preenchimento de mais 400 vagas do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família – CEABSF – (lato-sensu) na modalidade a distância. Oferecido pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG, Nescon, por meio do Programa Ágora, o curso é direcionado a enfermeiros, cirurgiões-dentistas e médicos, que integrem equipes de saúde da família e/ou sejam profissionais de referência para as equipes. A novidade nesta segunda edição é que os gestores podem participar desde que também pertençam a uma dessas três categorias.

São oferecidas 400 vagas divididas em turmas de 25 alunos, com suporte dos oito Pólos Municipais de Apoio Presencial à Educação Superior da Universidade Aberta do Brasil (UAB) localizados em Araçuaí, Campos Gerais, Corinto, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Uberaba. Nesta edição há 100 vagas reservadas aos profissionais da rede básica de saúde do município de Belo Horizonte (SUS-BH). A essas vagas podem concorrer apenas enfermeiros, cirurgiões-dentistas e médicos, que trabalhem no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.

Curso
O CEABSF tem carga horária de 360 horas divididas em 135h em disciplinas obrigatórias e 225h em optativas, a duração é de 18 a 24 meses com encontros e avaliações presenciais e ao final será exigido Trabalho de Conclusão de Curso, na forma de portfólio.  É gratuito ao aluno, pois é financiado pelos ministérios da Saúde e da Educação/UAB e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES, mas como todo curso oficial da UFMG, o acadêmico é responsável pelo pagamento semestral da Contribuição ao Fundo de Bolsas, cujo valor é de R$194,57, sem as taxas de DCE e DA. O aluno também tem a opção de pleitear isenção junto à Fundação Universitária Mendes Pimentel, informações  no (31) 3274-2003.

Inscrições
As inscrições podem ser feitas no site da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) no www.fundep.ufmg.br  ou nos postos de atendimento localizados no campus Pampulha (av. Antônio Carlos, 6627 Praça de Serviços – loja 7) e no Conservatório UFMG (av. Afonso Pena, 1534 – Centro). Leia o edital.  Faça as inscrições aqui.  Na ficha de inscrição, o candidato deverá optar por um pólo onde fará as atividades presenciais como seminários, encontros, tutoria e avaliações.

A seleção dos candidatos acontece nos dias 30 e 31 de agosto, nos municípios-pólos e constará de análise de curriculum vitae e entrevista. Só poderá participar da seleção candidatos que enviarem toda a documentação solicitada no edital.  Outras informações  pelo (31) 3409-9685, na secretaria do curso .

(31) 3409-9673 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br