UFMG abre 40 mil vagas em curso gratuito sobre atenção à saúde da mulher em situação de violência

Publicado em Cursos, Notícias - 9 de outubro de 2017

Qualificação a distância é voltada prioritariamente a profissionais de saúde de nível superior

A violência contra a mulher ainda é um problema grave no Brasil. Com 4,8 assassinatos a cada 100 mil mulheres (dados da Organização Mundial de Saúde referentes a 2016), o país ocupa 5º lugar no ranking mundial desse tipo de crime. Divulgada em março deste ano, uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada em 2016 também revela um cenário alarmante: 503 brasileiras são física ou sexualmente violentadas a cada hora.

Em consonância com as políticas públicas de enfrentamento dessa realidade desenvolvidas pelo Ministério da Saúde, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) lança 40 mil vagas para o curso Para elas: Atenção Integral à Saúde da Mulher em Situação de Violência. Desenvolvida pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da UFMG (Nescon) em parceria com a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), a qualificação visa preparar profissionais da rede básica para o cuidado da mulher em situação de vulnerabilidade.

As inscrições vão de 9 de outubro a 9 de dezembro pelo site www.nescon.medicina.ufmg.br/cursos.  Gratuito e 100% a distância, o curso aborda temas como histórias dos movimentos sociais no Brasil e legislação pertinente à agressão contra pessoas do sexo feminino. A carga horária total é de 60 horas, com uma avaliação final online. A obtenção do certificado está condicionada ao acerto de pelo menos 60% das questões do exame. Os alunos têm até 9 de janeiro de 2018 para concluírem suas atividades.

Informações: www.nescon.medicina.ufmg.br