Periódico The Lancet lança série na Faculdade de Medicina

Publicado em Agenda - 18 de Janeiro de 2016

Evento mundial será transmitido online para diversos países

No dia 19 de janeiro, será realizado simultaneamente na Faculdade de Medicina da UFMG e na London School of Hygiene and Tropical Medicine o lançamento mundial da série Ending Preventable Stillbirths (Pelo fim da Natimortalidade Evitável), publicada no periódico médico The Lancet. O evento, único no Brasil, ocorrerá no Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes), sala 601, às 14h30 e contará com a presença de representantes das principais instituições de saúde do estado.

O lançamento oficial se dará em  Londres, na London School of Hygiene and Tropical Medicine, com transmissão ao vivo durante a solenidade brasileira. A empreitada envolve ainda a participação da International Stillbirth Alliance (ISA) e poderá ser acompanhada pela internet em diversos outros países além do Brasil e do Reino Unido. Nações da Europa, América do Norte, Central e do Sul, África e Ásia também terão oportunidade de assistir a cerimônia.

Entre os destaques da programação, há um debate com os participantes sobre a importância da redução da mortalidade infantil evitável, bem da melhora no atendimento e suporte aos casais que passam por esta perda.

Aos que desejarem acompanhar o evento online, basta acessar este link.

Sobre a série

A série Ending Preventable Stillbirths (EPS) dá continuidade a uma publicação de 2011, também da Lancet, com a temática da natimortalidade – termo usado para caracterizar a relação entre o número de nascidos mortos e o total de nascimentos ocorridos em uma população de dado lugar, em um dado período de tempo.

Na época, a série tinha o objetivo de sensibilizar para a necessidade de redução no número de bebês natimortos. Passados cinco anos, a EPS apresentará os progressos, tanto na redução das taxas de mortalidade infantil em alguns países, quanto em questões relacionadas, tais como a saúde materna e neonatal e o cuidado no parto.

Para isso, serão apresentados cinco artigos. Stillbirths: progress and unfinished business, que faz uma documentação e apresenta os progressos e o que não foi feito desde 2011. Stillbirths: rates, riskfactors, and acceleration towards 2030, que apresenta os dados mais recentes de natimortalidade em 195 países, bem como atualizações sobre os fatores de risco. Stillbirths: economic and psycho social consequences reflete sobre todos os custos relacionados aos bebês natimortos, tanto custos financeiros, como os custos psicossociais para a comunidade como um todo. Stillbirths: recall to action in high-income countries oferece uma nova visão geral sobre a situação da natimortalidade no mundo, especialmente, dos fatores de risco. Por fim,Stillbirths: ending preventable deaths by 2030 propõe ações pela melhora no atendimento e suporte aos pais dos natimortos.

Serão apresentados, ainda, quatro artigos curtos que incluem reflexões sobre o impacto da natimortalidade para os cuidadores, com foco nas obstetrizes; os estigmas associados à natimortalidade, a partir da entrevista de uma mãe africana que passou por esta perda; e sobre o investimento na prevenção da natimortalidade em todo o mundo.

The Lancet

Fundado em 1823, no Reino Unido, o periódico The Lancet é atualmente uma das mais importantes publicações científicas na área médica. Nele são publicados artigos originais sobre pesquisas e livros, bem como inovações e notícias da área médica.

Para mais informações, acesse a página do evento.