Seminário apresenta pesquisa nacional sobre redes de atenção à saúde

Publicado em Diversos - 15 de Abril de 2015

Na ocasião, Faculdade inaugura sala para Observatório de Políticas e Cuidados em Saúde

No dia 16 de abril, quinta-feira, o Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG recebe o seminário ampliado da pesquisa “Construção de uma Rede Nacional de Avaliação Compartilhada (RAC) para realizar avaliação qualitativa sobre a produção do cuidado em diferentes modalidades à luz do processo de implantação das Redes Temáticas de Atenção à Saúde no Sistema Único de Saúde”. Com programação definida entre 9h e 17h, o evento é gratuito e aberto ao público em geral.

O professor Emerson Merhy, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é o convidado para a conferência de abertura do seminário. Ele é o coordenador nacional da pesquisa, que conta com 17 instituições públicas federais e pesquisadores que tem investigado as redes de atenção à saúde e a produção do cuidado em saúde, em 16 municípios brasileiros.

Em Minas Gerais, a pesquisa é coordenada pela professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social, Alzira de Oliveira Jorge. No estado, a pesquisa foi iniciada em Belo Horizonte e em outros dois distritos sanitários, onde são realizados um processo de acompanhamento de usuários-guia e seu percurso nas redes de atenção. Além da UFMG, estão envolvidas a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Faculdade de Medicina do Vale do Aço (Univaço).

A proposta do Seminário é apresentar os primeiros resultados parciais da pesquisa e compartilhar com os trabalhadores e dirigentes da Secretaria de Saúde algumas reflexões propiciadas por esse acompanhamento.

Programação
O professor Emerson Merhy abre o seminário com a conferência “As redes vivas e a produção do cuidado”. Em seguida, por volta de 11h30, será inaugurada, no 8º andar da faculdade de Medicina da UFMG, a sala do Observatório de Políticas e Cuidados em Saúde, que também vai abrigar a pesquisa RAC.

A parte da tarde fica por conta das apresentações e discussões das pesquisas realizadas nos distritos sanitários noroeste e nordeste, seguidas de encaminhamenos sobre a continuidade da pesquisa.