Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais lança edição especial sobre a UNA-SUS

Publicado em Boletim, Diversos, Informes, Notícias, Pesquisa - 6 de agosto de 2019

Projeto do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará traz 11 artigos, que abordam experiências bem-sucedidas e inovadoras da Rede

A Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais (RESDITE), projeto desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará (Nuteds/UFC), acaba de lançar sua segunda edição especial. O Número tem como tema a Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), da qual o Núcleo faz parte desde sua fundação.

A publicação aborda algumas das mais inovadoras e exitosas iniciativas das instituições que integram a Rede. Parceiros de todas as regiões do país contribuíram com artigos e relatos de experiências. Ao total, são 11 trabalhos. O editorial é assinado pelo Prof. Dr. Luiz Carlos Lobo, Livre Docente na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professor Honoris Causa na Universidade de Brasília e Consultor Sênior da UNA-SUS/Fiocruz.

Arte: NUTEDS/UFC (Clique na imagem para ampliar)

De acordo com o Professor Dr. Luiz Roberto de Oliveira, coordenador geral do Nuteds e Editor chefe da RESDITE, o periódico é uma amostra consistente da produção científica e da qualidade de todo o contingente profissional das instituições que participam da Rede UNA-SUS, reforçando a construção de um grande ecossistema informacional indispensável à sustentação da educação e da formação permanente na área da saúde.

“A edição reforça o vínculo de trabalho em rede, que tem sido um importante diferencial desde a criação da UNA-SUS. Mostra que as atividades colaborativas são viáveis e benéficas, pois permitem a troca de experiências e o compartilhamento de saberes, a criação coletiva do conhecimento em coparticipação, permitindo que todos possam contribuir com suas melhores competências e aprender de forma dialógica”, afirma.

CLIQUE AQUI para acessar a edição completa.

Fortalecendo a parceria

A segunda edição especial da RESDITE é fruto de uma parceria do Nuteds a UNA-SUS, que atualmente conta com mais de 2 milhões de matrículas e tem capilaridade em todo o Brasil, estando presente em 95% dos municípios brasileiros. No Ceará, a atuação é coordenada pelo Núcleo, com projetos de educação em saúde. Além das tradicionais ações de capacitação profissional dos últimos anos, a aliança entre as instituições também abre caminhos para o fortalecimento da pesquisa científica em saúde no Brasil. Conforme pontua Oliveira, “a UNA-SUS sempre incentivou a produção científica das instituições que compõe a Rede, respalda a promoção da formação continuada e permanente, com promoção de diversas atividades de cunho científico, na forma de encontros, oficinas, participação de congressos, produção de livros etc. E uma edição especial de um periódico científico online revisado por pares é uma contribuição significativa nesse esforço”, pontua Oliveira.

Sobre a revista

A RESDITE é uma das pioneiras no que tange a abordagem do escopo da EaD em saúde e suas potencialidades para a educação continuada dos profissionais da área, além do uso das novas tecnologias digitais nesse processo.

A proposta editorial é divulgar produções científicas que abordam o uso de Tecnologias Digitais da Informação e das Comunicações (TDIC) no âmbito da área da saúde. O público-alvo é composto por profissionais multidisciplinares que trabalham e pesquisam a utilização de tecnologias, principalmente para a educação em saúde e Informática Biomédica, desde os que estão envolvidos com a produção até aqueles que as aplicam, independentemente das suas áreas de conhecimento. A revista foi lançada inicialmente em 2016 e tem publicação semestral.

Para colaborar, basta se cadastrar como autor no site do periódico e submeter um trabalho. No próximo mês de agosto, o sexto número regular será lançado e as submissões para o sétimo já estão abertas.

Redação: UNA-SUS