Revista da UFMG recebe artigos sobre ‘Diversidade’ para nova edição

Publicado em Diversos - 28 de Maio de 2015

Diversidade será o tema central da próxima edição da Revista da Universidade Federal de Minas Gerais, que receberá artigos até 10 de agosto. Na argumentação para o convite à comunidade acadêmica, os editores destacam que a diversidade é atributo fundamental da sociedade e condição básica de reprodução da vida de forma geral.

O texto lembra que, nas humanidades, emergem “estudos e abordagens que privilegiam a pluralidade, a diferença como direito básico, a percepção e o conhecimento do outro”. E que surgem novas formas de “resgate de saberes, culturas, linguagens, histórias, cosmologias, hábitos, cultivos e legados de diversos povos, nações, sociedades, grupos étnicos, como também são diversas as suas formas de expressão e manifestação, de afirmação política e representação simbólica”.

Elemento fundante
Ainda de acordo com os editores, a diversidade é, no campo da biologia, da ecologia, da medicina e das ciências da vida, “elemento fundante da reprodução ampliada do ambiente e da vida. Em todas as ciências, nas letras e nas artes, a diversidade de ideias, conceitos, métodos e técnicas, abordagens e experiências são pressupostos para o avanço do conhecimento e da liberdade, possibilitando um futuro mais justo e promissor”.

A composição do próximo volume da Revista da UFMG pretende refletir sobre o emprego da ideia de diversidade em suas diferentes acepções e nas mais diversas áreas do conhecimento. A publicação também está aberta à submissão de textos sobre outros temas, que deverão seguir os mesmos formato e prazo estabelecidos para os artigos que seguirem o tema central.

Os trabalhos candidatos a integrar o volume 22, números 1 e 2, de janeiro a dezembro de 2015, devem ser adequados às normas para publicação disponíveis na página da publicação (www.ufmg.br/revistaufmg/normas-de-publicacao.pdf) e enviados à Comissão Editorial até 10 de agosto de 2015, por meio eletrônico (pararevistadaufmg@ufmg.br) ou por correio, aos cuidados de Lucília Niffinegger. O endereço é Revista da Universidade Federal de Minas Gerais – Av. Antônio Carlos, 6.627, campus Pampulha, prédio da Faculdade de Ciências Econômicas, sala 3.011 – CEP: 31.270-901 – Belo Horizonte (MG).

Redação: Cedecom/UFMG