Reunião científica na Escola de Enfermagem debaterá em junho a doença da vaca louca

Publicado em Diversos - 26 de Maio de 2014

O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infecção Relacionada em Saúde (NEPIRCS) promove, no dia 10 de junho, discussão científica com o tema A doença de Creutzfeldt-Jakob, também conhecida como mal da vaca louca. O evento, gratuito, acontece das 8h às 12h30, no auditório Maria Sinno da Escola de Enfermagem, no campus Saúde. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (31) 9887-2581, e as vagas são limitadas.

Durante o encontro, o professor do Departamento de Clínica Médica e coordenador do Serviço de Neurologia do Hospital das Clínicas, Paulo Caramelli, abordará os conceitos, mitos e realidades da doença. Haverá também um debate sobre a relação, qualidade e segurança do processo de esterilização a vapor com a morte microbiana e seus impactos. O convidado para o painel é o engenheiro eletrônico Paulo Laranjeira.

A coordenadora do NEPIRCS, professora Adriana Oliveira, explica a importância de se discutir o tema. “Não é uma doença causada por bactéria ou vírus, mas por uma partícula protéica denominada prion (proteinaceous infectious particle); não possui cura e é sempre fatal. A transmissão está relacionada à forma iatrogênica, ou seja, como consequência de um procedimento médico em que foram usados tecidos humanos ou instrumentos neurocirúrgicos contaminados”, detalha.

Redação: Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem