Reunião avalia atividades do Nescon em 2014

Publicado em Diversos - 1 de julho de 2015

A coordenação do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG (Nescon) e representantes de setores da Faculdade discutiram o quadro dos projetos e programas desenvolvidos pelo Núcleo e as definições para o Relatório de Atividades de 2014, documento de prestação de contas, em reunião geral na sexta-feira, 26 de junho.

O coordenador do Nescon, professor Francisco Eduardo de Campos, em avaliação da atual conjuntura do Núcleo, relatou que houve estabilidade em relação ao ano anterior. Ele frisou que, mesmo com a eminência de uma crise financeira no país, o Nescon conseguiu manter seus pilares de capacitação e aperfeiçoamento em saúde. Entretanto, Francisco Campos ressaltou que com a instituição da residência em Saúde da Família para os graduandos de Medicina, é possível que as especializações em Atenção Primária à Saúde percam o papel de protagonismo na qualificação na área. Por isso é importante estabelecer um diálogo com os diversos gestores da saúde, o que evitaria a vulnerabilidade em uma situação de crise.

Foi feita, ainda, uma análise geral das atividades realizadas no ano de 2014 em diferentes atividades do Núcleo: Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde (PNASS), Programa Nacional de Melhoria do acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), Programa Estação de Pesquisas de Sinais de Mercado (EPSM), Projeto de Revisão dos Parâmetros de Programação das Ações de Atenção à Saúde, Grupo de Pesquisa em Economia da Saúde e Programa Ágora. Há, ainda, uma previsão de que, nos próximos meses, os cursos ofertados pela rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), incluindo o Programa Ágora, sejam ofertados, também, para alunos de graduação da área da Saúde.

O vice-coordenador Edison José Corrêa apresentou aos presentes a página do Nescon, com destaque à seção da Biblioteca Virtual, aonde é possível acessar todo o material dos cursos, artigos, vídeos e trabalhos de conclusão de curso do Núcleo. Edison explicou que a equipe de tecnologia da informação está desenvolvendo uma plataforma, para aprimorar e facilitar o acesso ao sistema. O hotsite de cursos do Programa Ágora e o novo Sistema de Chamamento Público de Orientadores de Trabalhos de Conclusão de Curso para o Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família (CEESF) são atualizações já disponibilizadas.

Edison Corrêa finalizou o encontro apresentando as perspectivas para o ano de 2015. Entre elas, destacam-se a ampliação da cooperação institucional com entre o Núcleo e os órgãos colegiados da Faculdade de Medicina da UFMG, o apoio a programas para o desenvolvimento de políticas públicas, a articulação para oferta do Curso de Especialização em Estratégia Saúde da Família (CEESF), nos municípios de Minas Gerais e de Alagoas, além dá supervisão do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). Assumiu-se, também, o compromisso de participação no Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (Ares) e na Plataforma Arouca, e a continuidade dos programas em Economia da Saúde.

Os participantes receberam uma versão prévia do Relatório de Atividades de 2014 e foi estipulado um prazo de quinze dias para possíveis revisões, antes dá entrega da versão final.