Programa Ágora promove 6º Encontro Presencial CEABSF/2011

Publicado em Diversos - 2 de agosto de 2011

No próximo dia 6 (sábado), a equipe do Programa Ágora dará as boas vindas aos 300 novos alunos do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF). Os aprovados serão recebidos no 6º Encontro Presencial de 2011, que será realizado em Belo Horizonte e oito municípios-polo onde a formação é ofertada: Araçuaí, Campos Gerais, Corinto, Governador Valadares, Lagoa Santa, Pompéu, Teófilo Otoni e Uberaba.

A coordenadora do Sistema de Tutoria, Celina Camilo de Oliveira, ressalta que o curso é um projeto político-pedagógico que forma profissionais que já trabalham na área, mas que serão preparados para oferecer uma melhor assistência a população, de acordo com os princípios do SUS (Sistema Único de Saúde). “O Encontro é uma ótima oportunidade para os alunos receberem orientações a respeito do curso, esclarecer possíveis dúvidas e conhecer pessoalmente os tutores que os acompanharão durante 2 anos”, afirma.

O evento, que vai de 8:30 às 17h, contará com a presença dos prefeitos de cada cidade, secretários municipais de saúde, entre outras autoridades. A programação inclui apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso de veteranos do CEABSF, exposição de pôsteres, apresentação do Programa Ágora e da UFMG. Para o calouro Nelson Yuzo Iguchi, a expectativa é grande. “Espero que o curso me ofereça ferramentas para melhorar minha metodologia de trabalho”, diz.

Confira a programação completa.

Sobre o curso

Financiado pelo Ministério da Saúde, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e pelo Ministério da Educação, o CEABSF é uma especialização lato sensu a distância da UFMG. Oferecida sem qualquer custo ao aluno, desde sua primeira edição, em 2008, já formou 403 profissionais e, em sua sexta edição, alcança a marca de 2025 vagas ofertadas e 1228 em processo de qualificação.  Os dados situam a especialização da UFMG entre as maiores em qualificação para a Atenção Primária no país.

O veterano Nathanael Machado Coelho Neto afirma que o curso é bastante gratificante. “O curso é interessante pela abrangência e proporção que alcançou e por formar profissionais que já atuavam na área, mas não possuíam formação”, diz.

O coordenador do Programa Ágora, Edison Corrêa, destaca o caráter dinâmico e interativo do curso. “O curso é a distância, mas a palavra-chave aqui é comunicação. Gostaria, portanto, de receber os 300 novos alunos do CEABSF a partir dessa premissa, convidando-os a estarem sempre em contato conosco e a nos procurarem sempre que tiverem críticas, dúvidas, ou sugestões. Isso ajuda a aprimorar o curso”, afirma.

comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br

Crédito da foto: www.sxc.hu