Professor da UFMG é palestrante principal em foro no Institute of Medicine, em Washington

Publicado em Diversos - 8 de Maio de 2015

iom_fc

Referência em Saúde Coletiva em âmbito mundial, o professor titular da Faculdade de Medicina e Diretor do Nescon, Francisco Campos, apresentou a experiência brasileira de qualificação em serviço de trabalhadores da saúde à comunidade internacional.

Entre os dias 23 e 24 de abril, ele participou como palestrante do Global Forum on Innovation in Health Professional Education (Fórum Global de Inovação em Educação Profissional em Saúde), realizado em Washington, EUA. Promovido pelo Institute of Medicine, o evento reuniu acadêmicos e profissionais de saúde de 9 países diferentes para debater as demandas e os desafios da educação permanente em saúde.

Em oficina intitulada Envisioning the Future of Health Professional Education (Prevendo o Futuro da Educação Profissional em Saúde, em tradução livre), Campos expôs o funcionamento da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), criada em 2010 para atender às necessidades de capacitação dos profissionais que atuam no sistema público de saúde Brasileiro.

Na ocasião, o professor discorreu ainda sobre o cenário da Saúde no Brasil, destacando importância da Atenção Básica e das Equipes de Saúde da Família nesse contexto. O Programa Mais Médicos, implantado no País em 2013 – que além de levar profissionais para áreas remotas, oferece a eles a oportunidade de fazer um curso de especialização a distância – foi outro tópico das discussões. “É preciso construir novos cenários para a saúde no Brasil. Para isso, é necessário investir em clínicas de cuidados primários e centros comunitários; determinantes sociais da saúde e promoção da Atenção Básica; bem como no estudo centrado no aluno, com aprendizagem ativa e crítica”, explicou.

Durante o evento, Arthur Kaufman, um dos mais conhecidos líderes do movimento Beyond Flexnes nos Estados Unidos e diretor do centro de ciências da saúde da Universidade do Novo México (The University of New Mexico Health Science Center), ressaltou a contribuição brasileira para o Fórum. “Tenho aprendido muito sobre as mudanças na educação que vem do Brasil”, refletiu.

A cobertura completa do Global Forum on Innovation in Health Professional Education está disponível AQUI (em inglês).

UNA-SUS

O Sistema Universidade Aberta do SUS – UNA-SUS foi criado pelo Ministério da Saúde em 2010 com o objetivo de qualificar os profissionais do SUS para atender as necessidades e demandas de saúde da população. É composto por três elementos: a Rede colaborativa de instituições de ensino superior (são, atualmente, 36 instituições associadas), o Acervo de Recursos Educacionais em Saúde – ARES e a Plataforma Arouca.

Os cursos ofertados pela Rede têm enfoque prático e dinâmico, utilizando casos clínicos comuns, são inteiramente gratuitos e na modalidade a distância.

Mais informações sobre a instituição podem ser obtidas no site do evento.