Palestra promove debate sobre direito à saúde no Brasil

Publicado em Diversos - 27 de novembro de 2014

No dia 10 de dezembro, às 19h, acontece na Faculdade de Medicina a palestra “Cobertura Universal x Sistema Universal”, promovida pelo Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes). O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

O objetivo do encontro é discutir a proposta de Cobertura Universal de Saúde que vem sendo puxada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), tendo por perspectiva sua compatibilidade com a noção de Sistema Universal de Saúde. Como a proposta Constitucional de organização do Sistema de Saúde no Brasil se coloca, fundamentalmente, a partir da promessa de consolidação de um Sistema Universal de Saúde, o debate trará ainda a identificação dos retrocessos que a proposta de cobertura universal pode promover.

O encontro se destina a estudantes e profissionais da área da saúde interessados em pensar sobre direito à saúde no Brasil, além de movimentos sociais envolvidos na luta pela consolidação do SUS. Para participar, os interessados devem preencher a ficha de inscrição.

Cebes
O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde é uma entidade nacional criada em 1976, cuja missão histórica é a luta pela democratização da sociedade e a defesa dos direitos sociais, em particular o direito universal à saúde. Como espaço plural suprapartidário, o Cebes reúne ativistas, lideranças, pesquisadores, professores, profissionais e estudantes. Além disso, articula e participa de frentes e alianças com diversos movimentos sociais, grupos e entidades da sociedade civil. Em conjunto com outras entidades parceiras na luta pela saúde, o Cebes forma o movimento da reforma sanitária brasileira, produz e divulga informações, conhecimentos e análises críticas em saúde voltados para fortalecer sujeitos instituintes por meio da ampliação do pensamento crítico e da consciência sanitária, elementos essenciais a prática e ação política.