NUTEDS/UFC disponibiliza mais de 100 webaulas no Youtube

Publicado em Interessa - 30 de agosto de 2016

O Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/UFC), participante da Rede UNA-SUS, lançou recentemente um canal no Youtube com mais de 100 webaulas, de acesso livre e gratuito, que abordam as mais diferentes temáticas no âmbito da saúde.

O canal constitui um acervo inestimável de informações, capaz de apoiar as ações de educação continuada e permanente para diversos setores da saúde. Através desse espaço, o profissional terá acesso facilitado à informação para se atualizar.

As webaulas fazem parte do ciclo de palestras e webconferências do NUTEDS, em parceria com diversos projetos e instituições, como o Sistema Universidade Aberta do SUS, o Telessaúde-CE, e o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Ceará (HEMOCE).

De acordo com o coordenador geral do NUTEDS/UFC, Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira, os profissionais da área da saúde, em sua maioria, nem sempre dispõem de tempo para continuar os estudos devido a sua complexidade de horário de trabalho. “A educação a distância surge, então, como alternativa para esse profissional se capacitar, se atualizar e obter mais conhecimentos que irão agregar valor em seu ambiente de trabalho e, claro, o paciente, usuário, só tem a ganhar”, explica Oliveira.

Segundo o professor, “disseminar informação na área da saúde é necessário, tendo em vista que a todo o momento surgem novas teorias, doenças, tratamentos e estes devem ser compartilhados de forma coletiva”. Para Oliveira, o vídeo é um dos meios mais práticos para isso, daí a ideia de criar um canal no qual esses profissionais possam obter informações e mesmo sugerir temas. A ferramenta serve então como apoio nos processos de ensino e aprendizagem no meio digital.

Conteúdo do Canal

Os vídeos disponibilizados pelo NUTEDS/UFC são feitos para atender diferentes demandas e abordam desde o acolhimento na Atenção Primária até a política de educação a distância. Tem webaula sobre DST na Gravidez, Saúde do Homem, Saúde da Criança, Câncer de Mama, Riscos da Automedicação, Diagnóstico em Fisioterapia, Hepatites Virais, Aleitamento Materno, Educação a Distância online, entre muitas outras.

Há ainda pequenos documentários produzidos pelo Núcleo sobre temas específicos. Um exemplo é o curta “Drogas esse barato sai caro“, que também acaba funcionando como uma série de webaulas.

O canal também disponibiliza webconferências, como a que foi realizada em parceria com o HEMOCE, “Como pequenas coisas podem mudar a Medicina“, ministrada pelo Prof. João Flávio Nogueira, Professor da Universidade Estadual do Ceará e adjunto em Harvard.

Apesar do foco ser a formação dos profissionais de saúde, o canal é aberto a toda a comunidade e os temas são abordados com uma linguagem acessível e objetiva. Há webaulas para todos os gostos, abrangendo temas que mesmo não sendo especificamente para a área da saúde podem ser de interesse para a formação dos profissionais da área, como Logística e Legislação sobre a EaD.

Conheça o canal pelo link!