Nota de falecimento: Joana Azevedo da Silva

Publicado em Notícias - 20 de Janeiro de 2022

O Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina/Universidade Federal de Minas Gerais expressa seu profundo pesar pela morte de Joana Azevedo da Silva. Enfermeira graduada pela Universidade Federal da Bahia, especialista, mestre e doutora na área de saúde dedicou-se, por toda sua vida, ao trabalho em saúde coletiva, à educação, à pesquisa e à gestão da saúde. A partir da década de 1970, quando atua na coordenação do Centro de Saúde Escola do Butantã, toma como objeto e foco de atuação o trabalho e os trabalhadores do setor saúde. Nesta perspectiva, sua práxis incorpora a luta pela articulação de estratégias e de ações voltadas ao justo e devido protagonismo técnico, político e social desse segmento, tanto no âmbito da saúde como da sociedade

Sua inserção no movimento da reforma sanitária e, na sequência, sua atuação na gestão de saúde, na coordenação geral e na secretaria de recursos humanos do Ministério da Saúde, de onde emerge a secretaria de gestão do trabalho e da educação em saúde, foram e são eixos nos processos de regulação, organização e construção do SUS. Neste contexto, seu trabalho interpenetra a formação de recursos humanos para a saúde, onde inscreve entre muitos e  tantos propósitos e programas um estudo pioneiro do “ser-saber-fazer” do Agente Comunitário de Saúde.

Assim, no enfrentamento dos desafios e lutas que perpassam nossa sociedade, na perspectiva de melhor futuro, tenhamos como referenciais os legados que Joana nos deixa: a capacidade de buscar e efetivar parcerias e a presteza em firmar princípios para conduzir e monitorar programas e prioridades que qualificam o trabalho e o trabalhador da atenção à saúde.

Nossos sentimentos e conforto aos familiares, amigos e amigas da Joana.

Joana Azevedo da Silva: PRESENTE