Nota de falecimento: Antônio Leite Alves Radicchi*

Publicado em Notícias - 13 de novembro de 2017

Foto: Emmanuel Pinheiro

O Departamento de Medicina Preventiva e Social (DMPS) da Faculdade de Medicina da UFMG comunica, com pesar, o falecimento do professor Titular Antônio Leite Alves Radicchi, nesta segunda-feira, 13 de novembro de 2017.

O professor Antônio era membro do Conselho Diretor do Nescon, graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979), com doutorado em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (1996). Atuava na área de Saúde Coletiva, com ênfase em política de saúde, educação ambiental, educação médica, programa de saúde da família e saneamento básico. Era professor na UFMG desde 1980.

Consternado, o Diretor do Nescon, professor Francisco Eduardo de Campos,  destacou a generosidade de Antônio Radich. “Eu o conheci em Cristália, como um dos mais ardorosos defensores do Internato Rural, em abril de 1978. Foi um dos nossos primeiros “reoptantes” do Internato Rural, aluno aplicado da Residência, de onde veio para o DMPS galgando até a posição de professor Titular”, conta Campos. “Se houve uma pessoa que nunca hesitou de ser sanitarista e de lutar contra as injustiças, foi ele. E com grande humildade. O Nescon perde o dedicado coordenador do curso de atenção básica. Também perdem o DMPS, a Faculdade de Medicina, BH e o mundo pacífico que todos sonhamos,” completa.

O corpo está sendo velado no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG (Av. Professor Alfredo Balena, 190), até às 15h.  Às 14h30 será realizada uma cerimônia religiosa de despedida. O sepultamento será às 17h, no Cemitério do Bonfim (R. Bonfim, 1120 – Bonfim).

Com Centro de Comunicação da UFMG

*Notícia atualizada às 10h26.

Fonte: Faculdade de Medicina da UFMG