Nescon recebe visita da Secretária Executiva da UNA-SUS

Publicado em Notícias - 12 de Abril de 2019

Representantes do Nescon se reúnem com a Secretária Executiva da UNA-SUS, Fabiana Damásio. Foto: Carol Morena.

Nesta sexta-feira, 12 de abril, o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG (Nescon) recebeu a visita da nova Secretária Executiva da UNA-SUS, Fabiana Damásio. Na ocasião, a gestora destacou a oportunidade de conhecer as necessidades e os desafios encontrados pelas instituições da Rede da Universidade Aberta do SUS.

A rede UNA-SUS é formada, atualmente, por 36 instituições públicas de educação superior, com oferta de educação a distância. Durante vista ao Núcleo, Fabiana Damásio conheceu as dependências da unidade e se reuniu com seus representantes. Entre eles, o diretor do Nescon, Francisco Campos, o vice-diretor, Edison Corrêa, o coordenador acadêmico, Raphael Aguiar e a coordenadora de curso, Maria Rizoneide Araújo.

Encontro discutiu aspectos ligados ao ensino a distancia. Foto: Carol Morena.

Também participaram do encontro a vice-diretora da Faculdade de Medicina, Alamanda Kfoury, a professora Rosália Morais, coordenadora do Programa Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Século (Avas-21), a professora e assessora da área de saúde junto à Reitora, Cristina Alvim, o professor Tarcísio Pinheiro, coordenador do Curso de Especialização Saúde da Família – Programa Mais Médicos, entre outros professores e colaboradores do Núcleo.

Vice diretoria da Faculdade de Medicina, Alamanda Kfoury (ao centro) também participou do encontro. Foto: Carol Morena.

No encontro, a gestora ressaltou ainda a importância do papel do Nescon para a saúde pública, que realiza o trabalho de inovação e formação dos profissionais de saúde. “Esse trabalho aumenta a disseminação de qualificação e consegue aliar ensino e serviço, se aproximando da prática profissional”, avalia.

Da esquerda à direita: Francisco Campos, Fabiana Damásio e Edson Corrêa. Foto: Carol Morena.

O diretor do Núcleo, Francisco Campos, pontuou a relevância dessa reunião para discutir os aspectos ligados à capacitação. Segundo ele, é importante lembrar o protagonismo da UFMG e do Nescon, principalmente na especialização em atenção básica. “É importante que a Secretária possa conhecer o que é feito pelas instituições da rede UNA-SUS, para prosseguir nessa linha de cooperação”, declarou