Nescon oferta curso de atualização em Medicina Rural

Publicado em Notícias - 4 de junho de 2021

De 4 de junho a 20 de novembro, o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Faculdade de Medicina da UFMG recebe inscrições para o Curso de Atualização “Medicina Rural”. A capacitação é direcionada a médicos de família e comunidade, médicos generalistas, médicos clínicos e todos os demais médicos com atuação na Atenção Primária à Saúde (APS), mas aberta a todos os profissionais de saúde do Brasil.

O prazo para conclusão do curso vai até 20 de dezembro de 2021. A capacitação é realizada on-line, de maneira autoinstrucional ─ isto é, sem a mediação de professores ou tutores. A carga horária de 45 horas se divide em duas unidades que exploram, em sequência, as especificidades do cuidado em saúde em áreas rurais e as condições mais relevantes na APS em áreas rurais.

O objetivo é capacitar médicos de família e comunidade e médicos generalistas das equipes de Saúde da Família e equipes de APS para a prática da Medicina Rural. Para isso, são abordados a realidade cultural e de saúde de comunidades rurais; a organização, os fluxos e os recursos disponíveis na rede de atenção à saúde na realidade rural, e as condições mais relevantes na APS em áreas rurais, como acidentes ofídicos, a profilaxia de tétano e raiva e a intoxicação por uso de agrotóxicos.

Mais informações na página do curso.

Curso de Atualização em Medicina Rural
Inscrições: 04/06/2021 a 20/11/2021
Realização: até 20/12/2021
Carga-horária: 45 horas
Formato: Qualificação Profissional – Ensino a Distância
Produção: Núcleo de Educação em Saúde Coletiva – Faculdade de Medicina da UFMG
Público: Médicos de família e comunidade, médicos generalistas, médicos clínicos e todos os demais médicos com atuação na APS e nos programas de provisão.