Nescon oferece curso gratuito de cuidado à pessoa com doenças crônicas

Publicado em Cursos - 25 de Fevereiro de 2019

Profissionais da atenção básica tem oportunidade gratuita de formação a distância sobre o cuidado às pessoas com duas ou mais doenças crônica

Qualificar o atendimento e o cuidado à pessoa com duas ou mais doenças crônicas é o objetivo do curso a distância “Cuidado à pessoa com multimorbidade e polimedicamentos”, ofertado pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon). Médicos que atuam na Rede de Atenção Básica à Saúde devem ficar atentos a data: as inscrições para a qualificação poderão ser realizadas até 20 de novembro e enquanto houver vagas.

Gratuita, a qualificação objetiva efetivar as políticas e programas de aprimoramento e atualização das equipes que atuam na atenção básica, principalmente em áreas remotas ou periféricas. A carga horária é de 45 horas e as atividades devem ser concluídas até 20 de dezembro de 2019. Ao fim do curso, o aluno receberá, gratuitamente, certificado de conclusão.

As aulas são realizadas na modalidade a distância, por meio de textos e vídeos disponíveis em plataforma virtual do Núcleo e com a orientação de tutores online. A professora Maria Auxiliadora Córdova Christófaro, coordenadora do curso, esclarece que com a qualificação o profissional poderá subsidiar e atualizar bases e referenciais clínicos para o plano de cuidado à pessoa com multimorbidade. “O conceito de multimorbidade a ser trabalhado no curso trata da presença de duas ou mais doenças crônicas concomitantes na mesma pessoa”, explica.

O curso também busca aprimorar a avaliação feita pelo profissional sobre os polimedicamentos, isto é, o uso concomitante de fármacos ou a administração de maior número de medicamentos do que aqueles clinicamente indicados. Segundo Maria Auxiliadora, o curso poderá auxiliar sobre o estudo de risco de interações medicamentosas e parâmetros para o processo de interrupção médica de alguma medicação.

Parceiros

“Cuidado à pessoa com multimorbidade e polimedicamentos” é desenvolvido pelo Nescon em parceria com o Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Universidade Aberta do SUS e Fundação Oswaldo Cruz.

Período de Matrícula:
25/02/2019 a 20/11/2019
Data limite para conclusão do Curso: 20/12/2019
Modalidade: conteúdo e todas as atividades do curso, inclusive itens de avaliação, estão disponibilizados em ambiente virtual de aprendizagem e podem ser acessados em computadores, laptops, tablets e smartphones, por meio de qualquer navegador (curso on-line/autoinstrucional).
Carga horária: 45 horas.
Certificado de Conclusão: Curso de Extensão/ Atualização