Nescon no Congresso de Medicina de Família e Comunidade

Publicado em Diversos - 12 de junho de 2013

photoO Nescon/UFMG marcou presença em mais um evento da área de Saúde Coletiva. Integrantes do projeto “Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB)”, desenvolvido no Núcleo, foram ao 12º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade (CBMFC), realizado em Belém do Pará entre os dias 29 de maio e 2 de junho. Representada pela pesquisadora Clarice Reis e pela estagiária Maria Luíza Ferreira, a equipe apresentou os trabalhos O papel do supervisor de campou no PMAQ-AB em MG/SP – NESCON/UFMG e Estratégias para o trabalho de campo do PMAQ-AB em MG/SP – NESCON/UFMG.

Aluna do curso de Farmácia da Universidade, Maria Luiza viu o encontro como uma oportunidade de mostrar ao público o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo programa em que atua. “Foi interessante perceber a curiosidade do público em compreender como ocorreu o processo de seleção dos profissionais que foram a campo avaliar as unidades básicas de saúde. Além disso, pude absorver e trazer informações imprescindíveis para o nosso trabalho dentro do Nescon”, destacou.

Já Clarice se diz surpresa com o interesse dos participantes do congresso nas ações e estratégias adotadas pelo PMAQ. “Foi muito interessante dividir as experiências do programa com os médicos de família, enfermeiros, gestores e demais profissionais de ponta presentes na coordenação oral. Foi um congresso grande, e o público demonstrou uma expectativa enorme em relação ao PMAQ, considerado hoje o carro-chefe para o Departamento de Atenção Básica (DAB)”, acredita.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Medicina e Comunidade (SBMF), o 12º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade reuniu cerca de 3500 pessoas, entre profissionais, estudantes, pesquisadores e gestores da área de saúde. O tema discutido este ano foi Melhorando o acesso à atenção primária: um olhar sobre os desafios e o que realmente funciona. Outras informações pelo www.sbmfc.org.br/.