Nescon lança nova plataforma de cursos online

Publicado em Notícias - 17 de junho de 2016

Com lançamento previsto para 20 de julho, ferramenta otimiza gestão acadêmica e administrativa do programa de cursos do Núcleo

 

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Orientadores, gestores, tutores e alunos dos cursos a distância oferecidos pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da UFMG (Nescon/UFMG)  contarão, em breve, com um novo ambiente acadêmico virtual. Mais intuitiva e automatizada,  começa a funcionar a partir de 20 de julho a Plataforma Phila, que substituirá a Plataforma Ágora, no ar desde 2008.

Visando garantir aos usuários mais agilidade e organização, as novas funcionalidades do dispositivo incluem produção mais dinâmica relatórios, melhora nos mecanismos de pesquisa e serviços automatizados, como agendamento de banca de avaliação de Trabalhos de Conclusão de Curso, designação de orientadores e lançamento de notas.

A inovação atende às novas necessidades do Nescon e dos mais de 20 mil alunos que, atualmente, acessam as qualificações atualmente ofertadas pelo órgão . “A plataforma antiga foi criada quando o Nescon trabalhava com um único curso. Agora são 16, sem contar os que estão em preparo. E são de diferentes modalidades, como aperfeiçoamento, extensão e atualização. Como a Ágora não contempla esses diversos tipos de formação, surgiu a necessidade de um sistema atual que dê conta de todos os cursos oferecidos”, explica Roberta Santos, gestora da secretaria acadêmica do Nescon.

Os profissionais  também poderão contar com mais segurança em processos administrativos, como transferências, por exemplo. “Antes não conseguíamos efetivar a transferência de um aluno sem que ele perdesse todas as atividades. Agora é possível. Se o aluno precisa mudar de cidade, de turma ou polo, nós conseguimos fazer isso sem que ele perca o conteúdo que produziu. Até então, seria necessário postar tudo de novo”, explica Roberta, que também destaca como vantagem  do novo recurso o aumento da confiabilidade em procedimentos mais complexos, como emissão de certificados. De acordo com a gestora, fornecer tais documentos requer a reunião de uma gama muito grande de documentos , que tramitam em vários órgãos e instituições. Uma vez que é mais automatizada, a Phila torna possível acompanhar os procedimentos de certificação passo a passo. O usuário fica, deste modo, mais livre para gerenciar e planejar sua vida acadêmica, sem ter que ficar preso a tarefas burocráticas manuais.

Com uma interface clean, o novo ambiente administrativo-acadêmico também foi otimizado para dispositivos móveis e traz informações direcionadas para cada perfil de usuário. “Cada público terá sua homepage. Com a tela menos poluída, será muito mais fácil encontrar informações. O sistema de tutoria está mais completo, assim como a parte de orientação de TCC, que apresenta um fluxo mais bem definido do projeto”, pontua Gustavo Storck, gerente de T.I do Nescon.

Outra novidade é o chat para interação entre tutores, alunos e supervisores de tutoria e tutores, além de diversos recursos de gestão.

Evolução

Em desenvolvimento desde o início de 2015, a plataforma Phila  acompanha a ampliação e a consolidação do Programa de Cursos do Nescon. Há 9 anos, quando ele foi criado, o sistema vigente priorizava o atendimento de contingências do dia a dia dos usuários, e não o planejamento integrado de um amplo projeto de qualificação em larga escala. “No começo, a Plataforma Ágora nos atendia, mas chega uma hora em que o curso assume uma maior complexidade, tem um número grande de alunos. Então, a gente precisa pensar em um planejamento mais organizado para a plataforma”, explica Raphael Aguiar, professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social e Coordenador Acadêmico do Nescon.

Entre 2009 e 2010, o antigo ambiente recebeu uma pequena melhoria – ainda insuficiente para que pudesse dar conta das novas necessidades do Nescon. Faltava ainda, segundo o professor Aguiar, uma ferramenta com arquitetura de dados mais moderna e que permitisse acompanhar o processo de trabalho das pessoas dentro dos cursos. “Muitas vezes os usuários tinham que mudar as suas estratégias e práticas pra se adaptarem a plataforma. Mas o ideal é o contrário, é a plataforma que deve acompanhar as necessidades das pessoas. E é exatamente isso o que o novo sistema de gestão faz, possibilitando que o potencial humano seja usada para avançar em outras coisas, não para fazer um trabalho que a máquina pode fazer”, diz

A plataforma Phila foi desenvolvida pelas equipes do Nescon em parceria com o Synergia, laboratório de Engenharia de Software e Sistemas do Departamento de Ciência da Computação da UFMG. No Nescon, contou com o apoio das secretarias acadêmica e administrativa, do setor de TI e da equipe educacional. Todo o time foi chefiado pela coordenadora administrativo-financeira do Núcleo Mariana Lélis. “O trabalho de desenvolvimento foi multissetorial. Trabalhamos árdua, conjunta e exaustivamente para configurar a gestão acadêmica de cursos da melhor forma possível”, explica a administradora.

É Mariana também quem recupera a origem do nome da ferramenta recém-criada. Segundo a coordenadora,  trata-se de uma homenagem a Benedictus Philadelpho de Siqueira (1937-1914), carinhosamente chamado de Phila.  Ex-diretor da Faculdade de Medicina e Emérito da UFMG, Philadelpho dedicou 49 anos de serviços a Universidade, dois deles à frente da coordenação do Nescon. Incansável lutador pelo fortalecimento do ensino da Medicina Social, foi um dos precursores da disseminação de uma visão mais ampla da Saúde Saúde Coletiva, fundada nas demandas dos brasileiros, concebida sempre ao lado dos serviços de saúde.

Oficinas

Os usuários que assumem funções estratégicas e administrativas dentro do sistema já estão sendo qualificados para o uso do novo ambiente, para que possam aproveitar ao máximo as novas funcionalidades. A capacitação está sendo realizada por etapas. “Primeiro fizemos o treinamento interno: secretaria, coordenação de TCC e quem de fato trabalha na parte de gestão da plataforma. Depois, dividimos os usuários de acordo as funções exercidas, como tutores e a parte de coordenação de curso. A ideia é treinar multiplicadores que, por sua vez, repassarão o conhecimento adquirido a seus colegas”, explica Roberta Santos.

 

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A próxima oficina atenderá aos orientadores de Trabalho de Conclusão de Curso, e ocorrerá de 20 de junho a 7 de julho. Os alunos do curso de especialização serão capacitados em seguida pelos tutores durante o primeiro encontro presencial após o lançamento da Phila, previsto para o mês de agosto. Serão disponibilizados ainda, no site de cursos do Nescon, diversos tutoriais, entre outros materiais de ajuda, elaborados para esclarecer dúvidas de todos os públicos envolvidos.

Phila, ao que parece, tem conquistado aqueles com quem teve a oportunidade de interagir. Pelo menos é o que se depreende do feedback dado por Renata Fiúza Damasceno, supervisora de tutoria do Curso de Especialização em Estratégia Saúde da Família. “A primeira impressão que tive é que vou trabalhar com uma plataforma mais inteligente e menos complexa, que agregará ainda mais valor ao cursos ofertados pelo Nescon. Me foi apresentado um sistema capaz de realizar a gestão de informação com excelência”, destaca.