Nescon dá prosseguimento às atividades do PMAQ

Publicado em Diversos - 30 de Maio de 2012

Entre os meses de abril e maio, após selecionar entrevistadores e supervisores que atuarão no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), o Nescon realizou o treinamento dos aprovados.

Nessa fase, os 98 selecionados pelo Núcleo foram introduzidos ao contexto do PMAQ, SUS e Atenção Básica no Brasil. Além disso, os supervisores receberam orientação a respeito do trabalho de campo e dos procedimentos para a realização das entrevistas. Como os questionários serão preenchidos via tablet, também houve treinamento para o uso dessa tecnologia.

O Nescon está realizando a avaliação externa do PMAQ em boa parte dos municípios de Minas Gerais e São Paulo, englobando mais de 2800 Equipes de Saúde da Família e 2100 UBSs. “Também estabelecemos uma parceria com a Universidade Federal do Acre (UFAC) e a Universidade Federal de Rondônia (Unir) para supervisionar a avaliação nesses estados, contemplando 136 equipes e 457 UBSs”, explica Thomaz da Matta Machado, coordenador do PMAQ no Nescon.

Além do treinamento dos entrevistadores e supervisores – explica Thomaz – estamos programando o roteiro a ser percorrido pelas equipes avaliativas, agendando as visitas com as secretarias de saúde de cada município. Nas primeiras entrevistas, os coordenadores do Nescon acompanharão as equipes em algumas cidades, como Juiz de Fora e Barbacena. A ideia é estar próximo ao projeto e avaliar o andamento e possíveis dificuldades encontradas durante o censo e entrevistas.

O Nescon também é responsável pela validação dos dados a serem enviados ao banco de dados do Ministério da Saúde, em Brasília.

O PMAQ

O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) procura induzir a instituição de processos que ampliem a capacidade das gestões federal, estaduais e municipais, além das Equipes de Atenção Básica, em ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população.

O programa é uma iniciativa do governo federal, que prevê a realização de um censo da infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a avaliação das condições de acesso e de qualidade das Equipes de Saúde da Família (ESF) participantes do programa.

As equipes de avaliação são formadas por um supervisor e três entrevistadores, que percorrerão as UBS aplicando questionários avaliativos a gestores, trabalhadores e usuários atendidos pelas ESF.