Nescon abre inscrições para curso em Atenção Domiciliar

Publicado em Diversos - 22 de Abril de 2013

O Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon/UFMG) está com inscrições abertas para o 2º módulo do Programa Multicêntrico de Qualificação em Atenção Domiciliar. São, no total, 5000 vagas direcionadas a gestores e profissionais do SUS. A qualificação – gratuita e a distância – é fruto de uma parceria do Núcleo com o Ministério da Saúde e a Universidade Aberta do SUS (UnA-SUS).

Para ter acesso ao curso, o candidato deve registrar-se no Cadastro Nacional de Profissionais de Saúde (CNPS), seguindo as instruções disponíveis AQUI. Em seguida, matricular-se no segundo módulo – “Assistência Domiciliar na Rede Básica de Atenção à Saúde” – pelo endereço https://sistemas.nescon.medicina.ufmg.br/moodlead/.

Autoinstrucional e com carga horária de 45 horas, o módulo “Assistência Domiciliar na Rede Básica de Atenção à Saúde” foi elaborado com foco nas ações da gestão, execução e avaliação de Atenção Domiciliar 1. Nesta unidade, os alunos terão acesso aos meios e à infraestrutura pertinentes para a efetivação dos serviços em atenção domiciliar, dentre outros assuntos.

Sobre o programa

O Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar à Distância qualifica gestores a implantar e gerenciar serviços de atenção domiciliar, além de capacitar os profissionais de atenção à saúde de todo o país para prestar assistência em domicílio ao usuário do SUS.

O curso é composto por 18 módulos que abordam temas importantes para o cotidiano das Equipes de Atenção Domiciliar e de Atenção Básica que cuidam dos usuários no domicílio. O objetivo é de ofertar, até o próximo ano, 10.000 vagas em extensão, 1.500 em aperfeiçoamento e 1.000 vagas em especialização.