Morre Roseni Sena, grande artífice da Saúde Coletiva no Brasil

Publicado em Notícias - 26 de setembro de 2016

roseniFaleceu nesta segunda-feira a diretora-geral da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) e professora emérita da Escola da Enfermagem da UFMG Roseni Rosângela de Sena.

O velório será realizado nesta terça-feira (27), às 8 da manhã, na Escola de Enfermagem da UFMG (Avenida Alfredo Balena, 190). A cerimônia de cremação está marcada para as 13 horas no Cemitério Parque Renascer.

Profissional das mais reconhecidas e premiadas de sua geração, Roseni atuou em diversas outras iniciativas de notável relevância social. Foi, por exemplo, consultora da Fundação Kellog, bem como idealizadora e diretora de inclusão e cidadania do Centro de Arte Contemporânea Inhotim

Integrou ainda o grupo de pensadores da Saúde Coletiva que, nos anos 80, apostaram, defenderam e apoiaram na criação do Nescon e outros núcleos do gênero como ferramentas de mudança e consolidação de um sistema de saúde equânime e acessível a todos os brasileiros. Tal empenho ficou registrado na publicação comemorativa dos 25 anos do Nescon, em que deixou o seguinte depoimento:

“(…) Diferentes trajetórias e inserções institucionais tiveram os núcleos em cada uma das universidades brasileiras. O Nescon, de um núcleo inicial, cresceu e constituiu–se em um espaço de aglutinação de diferentes pessoas, de criação e consolidação da Residência em Medicina Social, permitindo a reflexão e a produção do conhecimento no campo da Saúde Coletiva. Foram 25 anos de construção, desconstrução, aproximações, afastamentos, parcerias, inclusões e exclusões; anos de avanços e de possibilidades de contribuição para as politicas publicas. O que foi construído possibilita ao Nescon impor–se como um dos centros mais importantes de produção de conhecimento, de interação e de trabalho entre diferentes atores sociais e institucionais, no âmbito nacional e internacional. A institucionalidade do Nescon coloca–o em condições de estabelecer uma continuidade de produção em Saúde Coletiva”

Leia na íntegra