Morre Cid Veloso, ex-reitor da UFMG

Velório será no saguão da reitoria neste sábado, a partir das 9 da manhã

Morre Cid Veloso

Foto: Foca Lisboa/UFMG

Faleceu na noite desta sexta-feira, 9 de setembro, o ex-reitor da UFMG e  professor da Faculdade de Medicina Cid Veloso. O corpo será velado a partir das 9 da manhã deste sábado, 10, no saguão da reitoria da Universidade – instituição que o médico comandou entre 1986 e 1990.

Descrito como generoso e dedicado pelos colegas, marcou sua gestão pela destreza na condução da UFMG durante o período de redemocratização do País. “Cid Veloso era uma pessoa apaixonada pela Universidade, e a esta Instituição dedicou sua vida”, comenta o atual reitor Jaime Ramírez. “Lançou as bases das normas de graduação e pós-graduação, incentivou o ensino, a pesquisa e a extensão, que impulsionaram a UFMG à posição de destaque no cenário nacional. “Era muito atencioso e solícito, com quem aprendi muito. Fará muita falta. A UFMG perde um grande Reitor”.”, acrescenta.

Jornada
Mineiro de Piumhi, Cid Veloso graduou-se em 1961 na Faculdade de Medicina da UFMG, da qual também se tornaria professor. Especializou-se em cardiologia e tornou-se membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Em 2009 recebeu o título de professor emérito da UFMG.

Ocupou os cargos de vice-diretor e diretor da Faculdade de Medicina, vice-presidente da Associação Brasileira de Educação Médica e presidente da Associação Médica de Minas Gerais.

Em 1983, tornou-se membro efetivo do conselho curador da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e, dois anos depois, representante do MEC no estado junto à Comissão Interinstitucional de Saúde. Em 2014 foi eleito membro titular da Academia Mineira de Medicina.

É um dos fundadores da Caixa de Assistência à Saúde da Universidade (Casu), plano de saúde criado em 1993 para atendimento à comunidade da UFMG. Como assessor da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais em 1995/1996, implantou o Programa de Saúde da Família no Estado.

Em 2012 lançou o livro Doutor Viagem, que contém fotografias, memórias, dados sobre aspectos marcantes de lugares e situações que visitou em centenas de viagens nacionais e internacionais.

Em agosto de 2015, publicou a obra Anos 60: os movimentos que mudaram o mundo, em que recupera os fatos marcantes do período e discute suas consequências sociais, culturais e políticas.

Cid Veloso era casado com a professora Roseni Rosangela Chompré, ex-diretora Escola de Enfermagem.