Ministério da Saúde debate o exame Revalida em encontro nos EUA

Publicado em Notícias - 11 de Fevereiro de 2020

Em visita ao Conselho Nacional de Examinadores Médicos, representantes do governo brasileiro buscam a construção de parcerias estratégicas para aprimorar a educação em saúde no Brasil

Foto: Divulgação.

Com o objetivo de debater o exame de revalidação de diplomas de Medicina (Revalida), que será aplicado neste ano, representantes do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação (MEC) estiveram na cidade de Filadélfia (EUA) para visita oficial ao Conselho Nacional de Examinadores Médicos (National Board of Medical Excaminers – NBME), entre os dias 5 e 6 de fevereiro. A proposta também foi avaliar a situação da educação em saúde no Brasil, assim como possibilitar a construção de parcerias estratégicas.

O diretor do Departamento de Gestão e Educação na Saúde (DEGES), Hélio Angotti Neto, representando a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), revelou que a visita foi uma importante oportunidade para discutir métodos e meios de avaliar a qualidade da educação em saúde no Brasil.

“Esse encontro foi uma excelente oportunidade para a compreensão de possíveis formas de cooperação técnica entre o Brasil e o NBME em prol de um Revalida de excelência. Foi também importante para a discussão de temas como qualidade da educação médica, critérios de excelência para a educação em saúde e a missão principal de todos os envolvidos com educação na saúde: promover saúde pública de qualidade por meio da avaliação da educação em saúde”, sustentou o diretor.

O tema central da reunião foi o exame Revalida: destinado a verificar se médicos egressos de escolas fora do Brasil possuem os requisitos mínimos em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes para o exercício adequado da medicina no país.

Hélio reforçou que a expectativa é a de que o Revalida seja reestruturado e sirva para garantir qualidade na admissão de egressos de escolas médicas de fora do Brasil que desejam exercer sua profissão no país. “A SGTES/MS vem buscando construir parcerias estratégicas e realizar estudos para aprimorar a qualidade da educação em saúde”, salientou.

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), tem entre suas atribuições a de contribuir na organização dos processos da educação na saúde do país.

Conselho Nacional de Examinadores Médicos (National Board of Medical Examiners – NBME)

Considerado um dos mais tradicionais e competentes órgãos de avaliação em qualidade da educação médica no mundo, o NBME realiza há décadas o programa de licenciamento para o exercício da medicina nos Estados Unidos. Sua missão é proteger a saúde pública do estado por meio da avaliação de profissionais de saúde. Para isso, cria e desenvolve instrumentos de avaliação e pesquisa, além de fomentar a formação educacional continuada.

Com redação do Ministério da Saúde.