Matrículas abertas para nova oferta do curso Hemograma, Anemia e Linfadenopatia

Publicado em Cursos, Educação permanente - 19 de Fevereiro de 2020

Com carga horária de 30h, o curso promove o reconhecimento das características básicas dos elementos figurados do sangue e do tecido linfático na identificação de sinais e sintomas que configuram patologias hematológicas e de tecidos linfáticos.

 

Profissionais de saúde interessados em aprofundar os conhecimentos sobre Hemograma, Anemia e Linfadenopatia, já podem se inscrever na oitava oferta do curso desenvolvido pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), uma instituição integrante da Rede UNA-SUS. Ofertado desde 2014, o curso já reúne mais de 47 mil matrículas em 6 anos.

A capacitação é livre, totalmente gratuita e tem início imediato. As matrículas podem ser realizadas até 8 de abril de 2020, pelo link.

De acordo com a professora e coordenadora geral da UNA-SUS/UFCSPA, Dra. Aline Corrêa de Souza, o curso prepara o profissional de saúde para uma adequada análise e interpretação dos resultados do hemograma. “A ideia é que ele esteja apto a prestar uma assistência de qualidade no que se refere à identificação de possíveis alterações sanguíneas de seus pacientes”, explica.

Com carga horária de 30h, divididas em sete unidades, o curso apresenta o reconhecimento de características fisiológicas e patológicas básicas do funcionamento dos sistemas sanguíneo e linfático, bem como suas interrelações e mensurações quantitativas automatizadas de rotina para a atenção à saúde.

Para isso, oferece instrumentos e estratégias para a aplicabilidade da avaliação clínica hematológica e de linfadenopatias na perspectiva do atendimento integral e resolutivo, o que evidencia o diferencial do curso para a formação permanente dos profissionais de saúde.

O aluno aprende então a reconhecer e identificar características básicas dos elementos figurados do sangue e do tecido linfático para realizar diagnóstico diferencial inicial em patologias hematológicas e de tecidos linfáticos, bem como indicar tratamento inicial de patologias e encaminhar os casos pertinentes para instituição de cuidado médico terciário, quando necessário.

O enfermeiro amazonense, Rayner Batista Coelh, desconhecia todo o processo realizado para alcançar as mensurações avaliadas durante um atendimento. “Ao realizar o curso, compreendi como se chega aos valores quantitativos e qualitativos, além de aprender mais sobre enfermidades, que são vistas de forma muito rápida durante a graduação, o que faz com que saiamos com certa deficiência, e saber diferenciá-las, por exemplo, é essencial para indicar a conduta correta. Agradeço a UNA-SUS/UFCSPA por disponibilizar esse curso para todos os profissionais”, incentiva.

Para o cirurgião-dentista pernambucano, Ayodele Alves Amorim, o curso contribuiu bastante para a prática clínica, uma vez que existe uma demanda constante de pacientes necessitando de cirurgias orais para diversas finalidades odontológicas. “Diante disso, ter o conhecimento dos assuntos abordados durante o curso me trouxe tranquilidade no atendimento desses pacientes, de forma que a condição sistêmica deixou de ser um obstáculo e passou a ser um aliado no tratamento”, finaliza.

Já o médico pediatra brasiliense, Ricardo André da Silva, destacou que o curso o ajudou a lembrar de dados importantes sobre o hemograma e sua interpretação geral. “Aprendi mais sobre as anemias e linfadenopatias, contribuindo muito para estabelecer parâmetros diagnósticos mais precisos sobre as diversas patologias que envolvem os achados em questão”, destaca.

Para saber mais sobre essa e outras ofertas da UNA-SUS, acesse http://www.unasus.gov.br/cursos.

 

Com redação da UNA-SUS.