Instituições de Ensino da Rede UNA-SUS participarão de seminário online sobre recursos abertos e EaD

Publicado em Diversos - 29 de junho de 2015

Todas as instituições de Ensino Superior participantes da Rede UNA-SUS foram convidadas a para o seminário online sobre recursos abertos e educação a distância (EaD) que ocorrerá amanhã, 30 de junho, das 14h às 16h. Com realização da Universidade Aberta do SUS (UNAS-SUS), o evento será ministrado pelo diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro, doutor em Direito Civil e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Sérgio Branco.

Esse é o segundo ciclo de capacitação, que tem como objetivo fortalecer os processos de cooperação técnica entre as instituições da Rede UNA-SUS. Na ocasião, serão abordados temas como: direitos autorais sobre obras científicas; direitos morais e patrimoniais; limitações aos direitos autorais; licença e cessão; licenças públicas gerais e recursos educacionais abertos.

A equipe do UNA-SUS pede aos interessados que se atentem as regras de participação:

• Computador com acesso à internet, preferencialmente conexão cabeada ao invés de Wi-Fi.
  • Headphone (fone + microfone) ou sala de videoconferência com os recursos de áudio ajustados para uma boa experiência e também para não prejudicar os outros participantes.
  • Para usuário individual, não é recomendado o uso de caixas de som.
  • Executar o teste do seguinte endereço para determinar se os requisitos de software e rede permitem o acesso à sala. http://webconf.unasus.gov.br/common//help/en/support/meeting_test.htm
  • Para o acesso é necessário que as portas para acesso à internet TCP 80 e TCP 1935 estejam abertas.
  • Após o teste, entrar na sala clicando no link: https://connect.medicina.ufmg.br/unasus
  • Entrar na sala como Convidado e utilizar o nome no formato InstituiçãoQueRepresenta-Participante, ex: UNB-João Silva.
  • Entrar na sala 30 minutos antes do horário marcado para a reunião para que fazer testes de áudio/vídeo ou tirar alguma dúvida adicional sobre o funcionamento da ferramenta.
  • Ao entrar na reunião, executar o Assistente de Configuração de áudio, clicando no canto superior esquerdo da janela em “Reunião” e depois em “Assistente de configuração de áudio”.
  • Ao entrar na reunião, os convidados não terão permissão para utilizar áudio/vídeo. O acesso a estes recursos é disponibilizado pelo host da sala, e ficam disponíveis na barra cinza no topo da tela. Quando os ícones de microfone e câmera aparecerem no topo da tela, significa que o host da sala permitiu o acesso aos recursos. Clique nos ícones para ativar os recursos.
  • Caso queira fazer alguma pergunta durante a reunião, clique no botão “Levantar a mão” no topo da tela. Um alerta é exibido para o apresentador que o atenderá no momento oportuno.