Inscrições abertas para o curso Eventos Agudos em Saúde Mental

Publicado em Cursos - 16 de dezembro de 2016

Profissionais de saúde, de nível técnico e superior, interessados em ampliar os seus conhecimentos em Saúde Mental, já podem se inscrever no curso Eventos Agudos em Saúde Mental, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), integrante da Rede UNA-SUS. As matrículas podem ser realizadas até 15 de dezembro de 2017, pelo link.

A capacitação foi pensada para atualizar os conhecimentos acerca de situações agudas em saúde mental comuns no cotidiano dos trabalhadores da Atenção Básica e, assim, contribuir para a qualificação da atenção aos cidadãos em sofrimento mental. Para isso, acolhimento, vínculo, responsabilidade e atuação em rede intersetorial são as premissas para o cuidado nesta especificidade.

O curso aborda a lógica da oferta das ações e serviços através da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), onde o acolhimento e o Projeto Terapêutico Singular são elementos organizadores do cuidado. No caso dos usuários de álcool e outras drogas, por exemplo, são apresentadas diferentes formas e modelos de cuidado, observando-se as especificidades de cada paciente e oportunizando sua participação efetiva na construção do projeto terapêutico.

Com carga horária de 45h, o curso é uma iniciativa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) através do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica, viabilizado pelo Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina.

Fonte: UNA-SUS