Inscrições abertas para a nova oferta do curso Manejo da Coinfecção TB-HIV

Publicado em Cursos - 29 de junho de 2016

Estão abertas as inscrições para nova oferta do curso Manejo da Coinfecção Tuberculose-HIV (TB-HIV). O curso tem como objetivo qualificar os profissionais de saúde para o atendimento integral, e qualificado, das pessoas coinfectadas por tuberculose e HIV/aids. As inscrições podem ser realizadas até 20 de novembro, pelo site.

O curso tem carga horária de 45h, é dinâmico e utiliza muitos recursos visuais multimídia, como animações, vídeos e infográficos. Além disso, permite que o aluno faça o download dos conteúdos quando estiver utilizando a internet e estudar, mesmo quando estiver offline. As transcrições das aulas também são disponibilizadas para a acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva.

Composto por três unidades, que tratam de aspectos de apoio psicossocial e manejo clínico de coinfecção, o curso tem foco especial no diagnóstico de tuberculose nas pessoas que tem HIV. A última unidade traz casos clínicos interativos que simulam situações reais.

Fruto da parceria entre a Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (SE/UNA-SUS) e a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), a primeira oferta do curso contou com a inscrição de 8.250 profissionais de diferentes áreas. A maioria, composta por enfermeiros (36,7%) seguido por técnicos e auxiliares de enfermagem (26,2%) e médicos (9,5%). Cerca de 3 mil profissionais concluíram o curso. São mais 1200 municípios, em 380 regiões de saúde, cobertas com profissionais qualificados.

A relação entre o TB e HIV

De acordo com relatório publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em outubro do ano passado, a tuberculose é a doença infecciosa mais letal do mundo e a que mais mata pessoas com aids, segundo o Ministério da Saúde.

A OMS estima que um terço da população mundial está infectada pelo bacilo. Estima-se que, na população em geral, 10% irão adoecer: 5% nos primeiros dois anos de infecção e 5% ao longo da vida. Quem tem HIV tem risco de 10% de adoecimento por tuberculose ao ano. Ou seja, a cada ano, 10% das pessoas infectadas pelo bacilo irão desenvolver a doença ativa.

O risco de quem tem HIV desenvolver tuberculose é 3 a 21 vezes maior que a população em geral. A infecção por HIV possibilita uma série de outras coinfecções, mas a tuberculose é bastante frequente porque atua no organismo de forma sinérgica, ou seja: a infecção por HIV facilita o desenvolvimento de tuberculose e, quando a pessoa tem tuberculose, automaticamente ela tem uma progressão da aids.

Fonte: UNA-SUS