Inscrições abertas para curso sobre Doenças do Aparelho Digestivo

Publicado em Cursos - 1 de dezembro de 2015

A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) abriu inscrições para o curso livre online Doenças do Aparelho Digestivo. Oferecido pela Universidade Federal do Mato Grosso (UNA-SUS/UFMS), em parceria com a Fiocruz Mato Grosso do Sul, o curso faz parte das iniciativas de educação do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). O objetivo é fazer uma revisão a respeito do manejo de pacientes com doenças do aparelho digestivo.

O curso é composto de três unidades, que tratam da atenção à saúde, dor abdominal aguda e doenças do aparelho digestivo. A carga horária total é de 45 horas, voltadas para médicos em especialidades clínicas e medicina diagnóstica e terapêutica. A princípio, serão disponibilizadas 1.000 vagas, mas a demanda pode se expandir.

Para a coordenadora pedagógica da UNA-SUS/UFMS, Leika Ishiyama Geniole, a integralidade da atenção à saúde exige grande amplitude de conhecimentos do profissional de saúde, seja no manejo das condições clínicas ou na correta utilização dos recursos existentes na rede pública de saúde. “A formação dos profissionais médicos, geralmente centrada no atendimento de doenças,  dificulta a atuação dessa profissional na atenção básica”, diz. “Lidar com quadros iniciais das patologias, utilizando com responsabilidade os recursos finitos do Sistema Único de Saúde (SUS), exige deles o estabelecimento de competências para qualificar a atenção à saúde dos usuários”, completa.

O curso pode ser acessado a qualquer momento, lugar ou equipamento, inclusive tablets e celulares.

As inscrições poderão ser realizadas até 31 de janeiro de 2016, pelo site da instituição.

Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da UNA-SUS/UFMS