Fiocruz debate futuro do sistema de saúde brasileiro

Publicado em Notícias - 9 de setembro de 2015

Ocorrerá, nos dias 17 e 18 de setembro, o seminário Brasil Saúde Amanhã: horizontes para os próximos 20 anos. O encontro será no auditório do Museu da Vida, no campus da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manguinhos. Para acompanhar a transmissão on-line em tempo real, acesse o link www.fiocruz.tvq.br.

Visando discutir o futuro do sistema de saúde brasileiro, a rede Brasil Saúde Amanhã vai apresentar os resultados mais recentes da pesquisa que investiga e propõe caminhos para o país e o setor Saúde dos próximos 20 anos. O estudo, desenvolvido pela rede, busca entender como políticas públicas implementadas no presente podem impactar positivamente a Saúde em médio e longo prazo.

“Ao analisar cenários para o futuro do país e do setor Saúde é possível acompanhar e transformar tendências, indicadores e realidades. Não se trata apenas de criar imagens de futuro, mas de auxiliar a gestão estratégica do Sistema Único de Saúde (SUS) e definir diretrizes e recomendações para a conquista de um cenário de futuro desejável para o país”, apresentou o pesquisador José Carvalho de Noronha, coordenador executivo da rede Brasil Saúde Amanhã

O ministro da Saúde Arthur Chioro, que participará da conferência de abertura do seminário, reforça  a importância da prospecção estratégica do futuro. “Há um princípio do planejamento que diz: planeje sempre antes. Tomar decisões a partir dos imperativos da realidade, açodado pelas emergências, muitas vezes é necessário, mas não é o melhor caminho”, defendeu Chioro. “O melhor caminho é construir cenários e olhar para o cenário mais pessimista, para que possamos superá-lo; para o cenário mais realista, para perceber o que queremos preservar e o que não podemos manter; e para o cenário mais otimista, para termos uma imagem objetiva para seguir com obstinação”, completou.

Programação

O seminário Brasil Saúde Amanhã: horizontes para os próximos 20 anos contará com a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro; do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha; do coordenador executivo da rede Brasil Saúde Amanhã, José Carvalho de Noronha; e dos demais pesquisadores envolvidos nesta iniciativa de prospecção estratégica do futuro, inovadora no país.

O evento começa no dia 17 de setembro às 10h, com conferência proferida pelo ministro Chioro e pelo presidente Gadelha. Em seguida, o debate será organizado em torno dos painéis Saúde: Equidade, Acesso e RegionalizaçãoDesenvolvimento, Políticas Sociais e Saúde; e Cenários Epidemiológicos, Territórios e Força de Trabalho em Saúde.

O primeiro painel, marcado para às 14h, debaterá o acesso e o uso dos serviços de saúde, as redes e os arranjos federativos para o sistema de saúde, os segmentos institucionais da Gestão em Saúde; e a inovação tecnológica nos serviços de saúde.

No dia 18, a programação tem início às 9h com o painel Desenvolvimento, Políticas Sociais e Saúde, que abordará quatro eixos temáticos: Horizontes de Desenvolvimento, Desenvolvimento e Saúde, Comportamento Fiscal e Financiamento das Políticas Públicas e da Saúde e Gestão Pública no Brasil para as próximas décadas. Por fim, o painel Cenários Epidemiológicos, Territórios e Força de Trabalho em Saúde trará para discussão a prospecção do cenário epidemiológico brasileiro para as próximas duas décadas, a centralidade dos espaços em saúde e a força de trabalho em saúde.

Brasil Saúde Amanhã

A rede Brasil Saúde Amanhã é fruto de parceria da Fiocruz com a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE), o Ministério da Saúde e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Visite o site.

Com redação da Fiocruz.