Financiamento de saúde é tema de debate na Enfermagem amanhã

Publicado em Diversos - 28 de outubro de 2014

Para discutir o financiamento da política e do sistema de saúde no Brasil, será realizado, no dia 29 de outubro, às 14 horas, no auditório Maria Sinno da Escola de Enfermagem da UFMG, um debate com o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Wilton Rodrigues. O evento é gratuito e não é preciso fazer inscrição prévia.

O objetivo do evento é discutir os conteúdos relativos ao tema do financiamento em saúde no Brasil como responsabilidades por níveis de governo, fontes de receita, fundos de saúde, transferências intergovernamentais, custeio e gastos dos serviços de saúde.

De acordo com a coordenadora da atividade, professora Márcia dos Santos Pereira, os Conselhos Municipais de Saúde, como instâncias deliberativas no âmbito do planejamento em saúde, têm papel estratégico no controle e fiscalização da gestão e da prestação das ações e serviços de saúde. “Nesse sentido, um evento em que participem alunos, docentes e representantes dos Conselhos de Saúde, além de discutir as  regras  de  financiamento  das  três  esferas  de  gestão,  que têm  como  contexto maior  a  Lei  Complementar 141/2012,  que  regula  a  Emenda Constitucional  29; é importante também para debater sobre as possibilidades de aplicação dos recursos na execução das políticas voltadas para diminuir o risco de doenças e que possibilitem a implementação de ações e serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde”, explicou.

Redação: Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG